Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

Uma antiga demanda da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Tocantins deverá começar a ser atendida ainda nesse ano pelo governo do Estado. A previsão é de que o projeto de lei contendo o Plano de Cargos, Carreiras e Salários das duas corporações seja encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa até o dia 31 de dezembro. A criação das progressões horizontais vai beneficiar cerca de seis mil policiais ativos e inativos além de familiares, de acordo com a Polícia Militar.

O anúncio foi feito pelo secretário das Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, que frisou a necessidade da criação do plano de progressões para a PM. De acordo com o secretário, esta é uma forma de reconhecimento pelo trabalho prestado pelas duas corporações ao Tocantins. “A honra, a bravura e a missão nobre, que são do integrante da força precisam de reconhecimento e não apenas de palavras. E esse reconhecimento virá em forma de projeto de lei”, disse.

O projeto, segundo Eduardo, está em fase de conclusão e deverá ser encaminhado para a Assembleia Legislativa ainda em 2013. “Vamos protocolar, até o dia 31 de dezembro, junto à Assembleia Legislativa desse Estado, o projeto de lei que estabelece a progressão para a carreira da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins”, frisou.

Para o comandante geral da PM, coronel Luís Cláudio Benício, a iniciativa do governo do Estado irá beneficiar diretamente em torno de seis mil policiais (ativos e inativos), além de cerca de 440 bombeiros. “Serão beneficiadas mais de 10 mil pessoas, contando ativos, inativos e os familiares desses policiais e bombeiros”, apontou.

De acordo com o coronel da PM, o projeto de lei que cria as progressões horizontais para as corporações atendem a uma antiga demanda da categoria. “Dentre as várias ações que o Governador Siqueira Campos tem nos contemplado, as progressões são a mais abrangente, pois contempla a tropa como um todo, dos mais novos aos mais antigos”, celebrou.

Reconhecimento

Muito mais do que estabelecer uma política de progressões horizontais, o projeto de lei que será encaminhado para a Assembleia Legislativa significa o reconhecimento de um serviço prestado pelos policias, de acordo com o comandante geral da PM. Para Luís Cláudio Benício, a partir da aprovação da lei, os policiais se sentirão mais motivados a exercer suas funções. “Vai ser a garantia de que, a cada período, serão ativados automaticamente seus reajustes”, completou. (ATN)