Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc-TO), realiza nesta quinta-feira (19), a partir das 8h no Auditório do Bloco III do Câmpus de Palmas o I Seminário Estadual de Formação para Professores do Ensino Médio do Tocantins. 

O evento marca a institucionalização do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Tocantins, conforme a Portaria nº 1.140 de 22 de novembro de 2013, do Ministério da Educação (MEC), que determina a pactuação entre a secretaria de educação e as Instituições de Ensino Superior (IES) federais de cada estado. Por meio do Pacto, secretarias e IES assumem o compromisso de valorizar a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, assim como de discutir e atualizar as práticas docentes, em consonância com a Lei nº 9394 de 1996 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio instituídas na Resolução CNE/CEB nº 2 de 30 de janeiro de 2012.

Segundo a pró-reitora de Graduação da UFT, Berenice Aires, o objetivo do encontro é apresentar aos dirigentes, professores-supervisores e coordenadores das escolas estaduais de Ensino Médio do Tocantins a proposta de trabalho da UFT junto à Seduc, cujas ações devem ser colocadas em prática a partir de março de 2014. O evento conta com a participação da diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do MEC, Yvelise Arco-Verde.

De acordo com a coordenadora geral do Pacto no Tocantins, Juliana Ferraro, que é professora do Curso de História do Câmpus de Porto Nacional da UFT, as principais atividades realizadas a partir da formalização desta parceria serão seminários e encontros presenciais, além de cursos a distância, que devem alcançar entre 6 e 7 mil professores da rede estadual de ensino. "Nessas atividades, mais que tratar da formação dos professores, nós pretendemos aprofundar a reflexão sobre as diretrizes curriculares do Ensino Médio e a formação com foco na base teórica educacional do MEC", explica ela.

Mais informações sobre o Pacto Nacional da Educação no Tocantins podem ser obtidas pelos e-mailsprograd@uft.edu.br e juferraro@uft.edu.br.

Programação:

8h - Credenciamento 9h - Solenidade de Abertura
9h30 - Panorama, perspectivas e desafios do Ensino Médio no Tocantins (Danilo Melo Sousa, Seduc)
10h30 - Intervalo
11h - Organograma e atores do Pacto (Juliana Ferraro, UFT)
12h - Intervalo14h - O Pacto Nacional pelo Ensino Médio e a Formação dos Professores (Yvelise Arco-Verde, SEB/MEC)
15h30 - Intervalo
16h - Cronograma do Pacto Tocantins (Cristiane Bazzo, Seduc)
17h - Encerramento