Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Militar divulgou o edital de convocação dos candidatos para avaliação médica e odontológica. Os exames serão realizados por junta médica composta por profissionais da área da saúde, designados pela Comissão de Concurso especificamente para esse fim, em local e data que constam na convocação. O concurso tem a finalidade de preencher 300 vagas distribuídas em 270 vagas para candidatos do sexo masculino e 30 vagas para candidatas.

Conforme o presidente da comissão do concurso, coronel Jaizon Veras Barbosa, as avaliações médica e odontológica terão caráter eliminatório e os candidatos serão considerados aptos ou inaptos para a atividade policial-militar. “Essas avaliações têm por objetivo verificar a existência de doenças, sinais ou sintomas que inabilitem o candidato, na conformidade do edital”, explica.

“Durante a realização da avaliação médica será verificado se o candidato possui tatuagens aparentes com o uso dos uniformes de serviço e de educação física ou de praia, ou com desenhos ofensivos ou incompatíveis com o perfil militar” ressalta o presidente. De acordo com o edital será considerado inapto e consequentemente eliminado do concurso o candidato que apresentar tatuagens aparentes, ou que apresente em qualquer lugar no corpo desenhos ofensivos ou incompatíveis com o perfil militar.

Segundo o edital, a realização dos exames laboratoriais, eletrocardiograma, toxicológico e outros julgados necessários pela Junta de Saúde, correrão por conta do candidato. Os exames poderão ser realizados em qualquer município, mas deverão ser apresentados somente na cidade de Palmas. Em todos os exames laboratoriais e complementares, além do nome do candidato, deverá constar a assinatura, a especialidade e o registro no órgão de classe específico do profissional responsável.

Etapas

O concurso está sendo realizado em seis etapas, até o momento já aconteceram às três primeiras: prova objetiva de múltipla escolha e discursiva (1ª etapa), exame de capacidade física (2ª etapa) e avaliação psicológica (3ª etapa). Nas próximas etapas serão realizados os exames médicos e odontológicos (4ª etapa), os candidatos aptos na 4ª etapa participarão da 5ª e 6ª etapas concomitantemente, são elas investigação social e curso de formação de soldados. (ATN)