Campo

Foto: Divulgação

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão da safra de grãos 2012/2013 aponta um novo recorde com crescimento de 15%, passando de 2.634.450 toneladas para 3.030.650 toneladas. O maior crescimento registrado é no cultivo do algodão, que terá 70.2% de aumento na produção, seguido do sorgo que terá 31,1% de aumento na colheita e da soja, que deverá registrar 28,3%. A área plantada também deverá crescer em torno de 10,3%, passando de 813,82 mil hectares para 897,57 mil hectares.

O governador Siqueira Campos fez referência a esses dados durante reunião com deputados estaduais na quinta-feira, 26, no Palácio Araguaia. “Estou extremamente feliz e orgulhoso do nosso Estado”, disse o governador. Para ele, o agronegócio tocantinense ainda crescerá significativamente graças a fatores como incentivos, novos investimentos da classe produtiva, operação da Ferrovia Norte-Sul, sentido Palmas (TO) / Anápolis (GO), prevista para o início do próximo ano e beneficiamento de produtos.

“Estamos recebendo representantes de indústrias de médio e grande porte com interesse em se instalarem no Tocantins, tanto na região sul quanto na região norte do Estado, portanto, novas e boas notícias ainda surgirão sobre o agronegócio no Tocantins”, finalizou Siqueira Campos.

Levantamento da Seagro

De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o percentual de aumento na produção local está maior que o nacional, que saltará 4,8%, alcançando 195,9 milhões de toneladas e crescimento de 3,6% na área plantada de grãos, que saiu de 53,2 para 55,2 milhões de hectares.

Segundo o levantamento, a região que apresenta maior aumento percentual de área plantada é a que compreende os municípios de Alvorada, Aliança do Tocantins, Caseara, Cristalândia, Divinópolis, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Paraíso, Peixe e Pium. Nesta região a área plantada na safra anterior foi de 257,38 mil hectares e a previsão é de que na safra 2013/2014 chegue a 321,07 mil hectares, com 24,7% de crescimento. O maior aumento de produção também foi registrado nesta área, com uma variação de 24,4% a mais que na safra anterior.

No entanto, a região campeã na produção de grãos compreende municípios do centro e sudeste do Estado – Brejinho de Nazaré, Dianópolis, Guaraí, Miracema do Tocantins, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional e Silvanópolis. Juntos, eles devem produzir na safra atual 1.242.170 toneladas, sendo o município portuense responsável por 524.240 toneladas, consagrando-se como maior produtor de grãos do Estado. (Ascom Seagro)