Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado Eduardo Gomes (SDD) anunciou nesta segunda-feira, 30, a liberação de R$ 400 mil para a Universidade da Maturidade do Tocantins (UMA), através de emenda orçamentária, aprovada no Orçamento da União do ano passado. O recurso, segundo o parlamentar, será utilizado na manutenção da UMA em 2014. A verba servirá para a atuação também de outras instituições que vão participar mais diretamente a partir de 2014 com apoio para a Universidade da Maturidade do Tocantins.

Ao anunciar a liberação do recurso orçamentário, Eduardo Gomes fez questão de frisar que foi um apoiador do projeto para a criação da UMA, que já está em seu oitavo ano de funcionamento. “É uma felicidade muito grande contribuir para que pessoas acima de 60 anos tenham a oportunidade, através de um projeto de extensão, de ficar um ano inteiro convivendo dentro da Universidade Federal do Tocantins, programa que envolve a convivência dos idosos com todos os estudantes de todas as matérias”, assinalou.

A Universidade da Maturidade é um projeto de apoio à pessoa idosa funcionando dentro da UFT, com destaque nacional, sendo adotado por vários estados. O programa conta hoje com mais de quatro mil idosos tocantinenses sendo atendidos. O deputado Eduardo Gomes destacou que a UMA possibilita a convivência no meio acadêmico com experiências positivas, de estímulo à autoestima, de inserção da pessoa idosa na sociedade e com qualidade. “Com aqueles que fazem do conhecimento, da ciência e da convivência uma forma de contribuir com a população”, salientou o parlamentar.

“A UMA é um exemplo de sucesso, seguido por vários estados brasileiros e é uma satisfação garantir aos idosos do Estado do Tocantins uma melhor qualidade de vida, através da Maturidade”, finalizou Eduardo Gomes.