Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Cerca de 17 mil dos mais de 25 mil inscritos no Vestibular 2014/1 da Universidade Federal do Tocantins (UFT), não haviam realizado o pagamento da taxa de inscrição até a manhã desta segunda-feira (6) e têm até o fim do dia para garantir a participação no processo seletivo. O valor é de R$ 100 para os candidatos ao Curso de Arquitetura e Urbanismo e R$ 95 para os candidatos aos demais cursos. O pagamento leva até três dias úteis para ser confirmado.

De acordo com o edital, não são aceitos depósitos em conta-corrente, transferências ou agendamentos de pagamento. O recolhimento da taxa realizado fora do prazo estabelecido ou ainda através de depósito em conta-corrente, transferência ou por meio de pagamento agendado e não liquidado no referido prazo implica a não efetivação da inscrição, e o valor pago não será devolvido. Além disso, é de inteira responsabilidade do candidato guardar o comprovante de pagamento para futura conferência, em caso de necessidade. O simples comprovante de agendamento bancário não será aceito como comprovante de pagamento de inscrição.

A publicação da lista dos inscritos com os respectivos locais de prova está prevista para o dia 5 de fevereiro. Após essa divulgação, os candidatos que não tiverem a inscrição confirmada terão mais três dias úteis para se manifestar. Informações complementares sobre este procedimento serão divulgadas no site da Copese.

Isentos

Os mais de 500 isentos do pagamento da taxa por meio do Edital nº 44/2013 da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Proest) devem aguardar o processamento de dados para ter a inscrição confirmada, o que segundo a Comissão Permanente de Seleção (Copese) deve ocorrer ainda nesta segunda-feira. Já os inscritos na cota indígena, que são automaticamente isentos, têm somente até esta segunda-feira para entregar os documentos exigidos no edital de abertura do vestibular, e devem aguardar o processo de conferência para ter as inscrições confirmadas.

Prazos

Também termina nesta segunda-feira o prazo para entrega de documentos referentes à solicitação de atendimento diferenciado na aplicação das provas e para o envio de documentos referentes à comprovação de renda para os inscritos nas modalidades 1 e 2 do Sistema de Aplicação da Lei 12.711/2012, para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Outras datas referentes ao certame estão previstas no cronograma do Edital.

As provas do Vestibular 2014/1 da UFT ocorrem nos dias 15 e 16 de fevereiro, sendo o primeiro dia exclusivamente para candidatos ao Curso de Arquitetura e Urbanismo. O processo seletivo é para o preenchimento de 1.615 vagas em 43 cursos de graduação. Parte dessas vagas é reservada ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que avalia os estudantes pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas inscrições tiveram início nesta segunda-feira.

Um total de 25.095 pessoas se inscreveram no Vestibular 2014/1 da UFT, e destas mais de 7,6 mil tiveram as inscrições confirmadas até a manhã desta segunda-feira. O prazo de inscrições terminou no domingo (5).