Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A secretária municipal da educação de Palmas, Berenice Barbosa, iniciou na terça-feira, 21, uma série de visitas às obras em andamento nas unidades educacionais da rede municipal de ensino da capital. Na tarde de terça-feira e manhã de quarta-feira, 22, a titular da pasta visitou os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Paraíso Infantil, localizado no setor bela vista, região sul de Palmas; Cantiga de Ninar, no Aureny III; Sonho Encantado, na quadra 1.104 Sul; Chapeuzinho Vermelho, na quadra 607 Norte; Sementes do Amanhã, na 504 Norte; além das obras do CMEI da 403 Norte que foram retomadas. O objetivo das visitas é verificar a qualidade e o andamento das obras que visam melhorar ainda mais a estrutura, oferta de vagas e, consequentemente, a qualidade do ensino na rede municipal.

De acordo com a secretária Berenice, em todas as unidades educacionais visitadas estão sendo feitas adequações e reformas que contribuirão para um melhor desenvolvimento das atividades escolares. Ela explicou ainda que todas essas unidades estão sendo adequadas às exigências do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. As obras estão orçadas em R$ 3,5 milhões e os recursos são oriundos de parceria da prefeitura de Palmas com a empresa Foz Saneatins.

Com a reforma, o CMEI Paraíso Infantil foi contemplado com novas instalações elétricas e hidráulicas, as portas e janelas de madeiras estão sendo substituídas por esquadrias metálicas, reforma e adequação dos banheiros, adequação e ampliação da cozinha, além da instalação de bebedouros nas salas de aula.

O primeiro Centro Municipal de Educação Infantil inaugurado na capital, em maio de 2002, o CMEI Cantiga de Ninar, teve o telhado e os banheiros reformados, portas e janelas substituídas, ampliada a área de serviços e instalado revestimento cerâmico nas salas de aulas, além de realizada a troca de tomadas e da instalação elétrica.

O CMEI Sonho Encantado, localizado na quadra 1.104 Sul, inaugurado em junho de 2002, está passando pela primeira reforma. A unidade ganhou novas portas e janelas de esquadrias metálicas, revestimento cerâmico 10x10 nas salas de aula, substituição de telhas quebradas e pintura nova na estrutura do telhado, adequação da cozinha, ampliação da área de serviços, substituição de tomadas e fiação elétrica, adequação e reforma dos banheiros, além de substituição do muro fechado por alambrado.

O CMEI Chapeuzinho Vermelho passou por reformas na cozinha, banheiros e ampliação da área de serviços. Outra melhoria bastante reclamada pela comunidade escolar, à climatização da unidade, está sendo atendida.

Já no CMEI Sementes do Amanhã, portas e janelas de madeira serão substituídas por esquadrias metálicas. Além disso, a cozinha e a área de serviços foram ampliadas, e os banheiros reformados e adequados para melhor atender as crianças. Outra melhoria é a instalação de um novo alambrado.

CMEI da 403 Norte

A DiCastro Construtora e Incorporadora é a nova empresa responsável pelo término das obras do CMEI Pequenos Brilhantes, localizado na quadra 403 Norte, que há 12 anos é aguardado pela comunidade. Segundo a direção da empresa, a previsão de entrega da obra é de aproximadamente 40 dias.

Na unidade educacional, os trabalhos seguem em ritmo acelerado para que as obras sejam concluídas dentro do prazo previsto. A empresa está realizando a substituição de louças sanitárias e adequação dos banheiros, conclusão da cozinha, instalação de esquadrias metálicas, instalação de revestimento cerâmico nas salas de aula, substituição de telhas quebradas e pintura nova na estrutura do telhado, instalação de forro PVC, instalação elétrica, além da pintura e do paisagismo.

As visitas às obras prosseguem nesta quinta-feira, 23, no CMEI Amancio José de Moraes, na 206 Sul, e no CMEI e na ETI da Arse 132. (Secom Palmas)