Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Tocantins terá uma colheita de grãos 14,9% maior na safra 2013/2014, em comparação com a anterior, obtendo uma produção de três milhões de toneladas. Em benefício dos produtores, estradas de acesso às propriedades produtoras de soja foram recuperadas facilitando assim o escoamento da safra tocantinense de 2013/2014.

O presidente da Aprosoja, Ruben Ritter, ressaltou que as estradas vicinais nos municípios produtores estavam intransitáveis, por isso procurou a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), para pedir que as mesmas fossem recuperadas. “A parceria rendeu bons frutos, a patrulha está terminando o serviço em Brejinho de Nazaré e logo seguirá para outro município”. Ritter argumentou que a necessidade de ajuda do governo é para transportar uma produção recorde. “No próximo mês começa a colheita da soja, que nesta safra foi superior em 26%, com relação a anterior. Serão colhidas quase três milhões de toneladas, em mais de 600 mil hectares plantados”, frisou.

Para o secretário Estadual de Infraestrutura e presidente da Agetrans, Kaká Nogueira, a criação do programa “Estrada Safra” em parceria com a Seagro, com recursos do governo do Estado, foi para ajudar o escoamento da produção de um setor que está gerando a riqueza do Tocantins. “O agronegócio é responsável por mais de 90% do PIB do Estado, e a produção de grãos registra um crescimento superior a 15% a cada ano, e a tendência é que isso continue. Por isso a necessidade de estradas em boas situações de tráfego, seja estaduais ou vicinais”, justificou.

Novos trechos

O superintendente de Operação e Conservação Rodoviária, Renan Bezerra de Melo, informou que ao terminar os serviços em Brejinho de Nazaré, a patrulha deverá seguir para o município de Santa Rosa. “Em Brejinho estão sendo recuperados cerca de 50 Km, em Santa Rosa serão mais de 30 Km, depois será a vez de trechos nos municípios de Silvanópolis, Alvorada, Guaraí e Campos Lindos”, adiantou. 

Aprosoja

A associação é uma entidade representativa de classe, constituída por produtores rurais ligados a cultura de soja, desenvolvendo ações e projetos que visam o crescimento sustentável da cadeia produtiva. A Aprosoja está presente em outros estados, como: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Sul. (Ascom Agetrans)