Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Valério Zelaya

Durante a recepção das equipes de pilotos que representarão Palmas na 27ª edição do Rally Cerapió, que será realizado de 28 a 31 de janeiro, abrindo o calendário off road no Brasil, o prefeito Carlos Amastha, anunciou a parceria que deverá ser firmada ainda este ano com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

A parceria irá viabilizar o projeto Mapito (Maranhão/Piauí e Tocantins), que trata-se de uma prova de enduro de  regularidade off-road de motos, carros, quadrículos e utv’s prevista para ser realizada  no ano de 2015. As provas estão previstas para ser realizadas nas capitais dos respectivos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

Para Aleandro Lacerda, um dos idealizadores do projeto, além de integrar esta parte do Brasil, o projeto serve também de preparatório para os pilotos desses Estados que participam de outros eventos off-road já reconhecidos nacionalmente. “O Mapito é o futuro bem próximo na modalidade off-road no circuito nacional”, enfatizou Lacerda.

Além do Mapito, o prefeito anunciou que a Embratur ira patrocinar a tradução e distribuição do “Guia Turístico 2014 Palmas e Cidades do Lago”, para os idiomas inglês e espanhol, para ser apresentados nas feiras da Embratur que acontecerão na Suíça e Portugal, e também que as flores tropicais de Palmas estarão representando a Capital nestas feiras, tudo isso visando atrair turistas que virão para assistir os jogos da Copa 2014.

O gestor ressaltou a importância de agregar o esporte, turismo e lazer. Para ele esse projeto trará às capitais envolvidas um reconhecimento esportivo que vem nitidamente em elevado crescimento e ainda é de suma importância para o desenvolvimento turístico. “Estamos trabalhando com projetos integrados, por isso o Mapito já está fechado com a Embratur, estamos muito satisfeito em ter lá um gestor sensível, pois, pela primeira vez saímos do eixo sul-sudeste”, enfatizou Amastha.

Amastha agradeceu, e desejou boa sorte às equipes que seguirão representando Palmas na 27ª edição do Cerapió. Mais de 30 pilotos palmenses participam do enduro em motos, caminhonetes 4x4, quadriciclos e UTV’s (veículos similares aos quadriciclos, porém, maiores e com opção para dois tripulantes) divididos em quatro equipes: Jalapão Trail Clube, Dellatorre Racing, Tocantins Off Road e Jalapão Extreme.

De acordo com o piloto Jean Paulo Dellatorre há pelo menos sete anos o grupo participa das competições e resultados positivos já foram obtidos. “Desde 2007 participamos das provas e já trouxemos diversas medalhas e troféus para Palmas, representando assim nossa Capital nesse evento que é uma das principais provas do segmento. Estamos confiantes para este ano”.

Cerapió

A 27ª edição do enduro mais uma vez percorrerá a chamada “Rota das Emoções”, envolvendo  os estados do Ceará, Piauí e o Maranhão. Dentro do roteiro estão locais paradisíacos como Jericoacoara, Delta do Parnaíba ou das Américas e os Lençóis Maranhenses. O percurso é de 1.100 km para os veículos e 400 km para bicicletas.

Cerapió é reconhecida como a maior prova off road de regularidade da América Latina reunindo, em uma mesma competição,  motos, carros 4x4, quadriciclos, UTV’s e  bikes.