Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Considerada uma das regiões do Estado mais carentes no que se refere a ensino superior gratuito, o Bico do Papagaio poderá se tornar um polo na formação de profissionais na área de saúde. Foi republicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins desta terça-feira, 11, o Decreto nº 4.981 que institui uma comissão de estudos destinados à implantação do campi universitário da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), em Dianópolis, Araguatins e Augustinópolis, conforme Medida Provisória nº 5 que autoriza a implantação dos campi,  assinada pelo governador Siqueira Campos no dia 14 de janeiro.

 A republicação traz uma notícia importante para a região do Bico: a comissão deverá desenvolver estudos para a viabilização e implantação, em Araguatins, dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia, e da construção do Hospital Universitário do Tocantins (Huto).

 Segundo o reitor Joaber Divino Macedo, já estão sendo realizados estudos nos três municípios que deverão receber os campi da Unitins, no caso de Araguatins, a escolha pelos cursos da área de saúde responde uma tendência de interiorização do ensino no país e a uma demanda urgente da região. “No Pará o curso de Medicina está sendo  implantado em Altamira. Em Araguatins não será diferente, pois existe uma carência muito grande de profissionais na área da saúde nesta região ”, diz Macedo.

 O reitor explicou que nos últimos anos a universidade passou por um processo de estruturação, e que agora está pronta para sua expansão. “Com a vontade do governador em expandi-la alinhada as demandas dos municípios, temos uma boa oportunidade de ofertar os cursos superiores gratuitos que a comunidade tocantinense precisa”, completa.

 De acordo com o último Censo Demográfico do IBGE (2009), município de Araguatins possui cerca de 26 mil habitantes. O novo campus da Unitins beneficiará as cidades circunvizinhas de Augustinópolis, Arguianópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré do Tocantins,Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sitio Novo do Tocantins e Tocantinópolis.

 Comissão

 A comissão de estudos destinados à implantação dos campi universitários da Unitins é formada pelo reitor Joaber Divini Macedo (Unitins); José Kazuo Otsuka (Procuradoria-Geral de Justiça); Hermes Sebastião Amorim de Ribamar Moraes (Tribunal de Contas do Tocantins); João Cavalcante Gonçalves Ferreira (Procuradoria Geral do Estado); Ricardo Eustáquio de Souza (Controladoria-Geral do Estado); Viviane Lúcia Costa (Defensoria Pública Geral do Estado).