Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Realizada entre os meses de junho e julho, a temporada de praia no Tocantins traz turistas e movimenta a economia dos municípios às margens dos rios Tocantins e Araguaia. Ao todo, para 2014, a meta é ampliar o apoio estadual para os 68 municípios que ganham uma faixa de areia no período de estiagem, considerado o verão tocantinense.

O projeto da temporada de praia deste ano foi discutido entre a Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado (Adtur) e entidades parceiras como o Sebrae, as entidades do sistema S (Senac, Sesc, Sesi), o Corpo de Bombeiros, Marinha e a Polícia Militar. A partir das sugestões debatidas no encontro, o projeto completo será apresentado oficialmente aos prefeitos interessados em realizar a temporada de praia no município.

De acordo com a presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado (Adtur), Nilmar Ruiz, o período de praias do Tocantins é estratégico por coincidir com o inverno na maioria das cidades litorâneas, possibilitando aos visitantes uma experiência de verão em praias de água doce. A meta, segundo a gestora, é dar o suporte necessário para que as prefeituras realizem os eventos durante a temporada em estruturas organizadas e seguras tanto para quem vai descansar, quanto para quem aproveita o período para um ganho extra na renda.

Para este ano, o projeto para a temporada de praia no Tocantins foi batizado como “Rota do Sol” e visa ampliar o número de municípios atendidos, contemplando as 68 cidades que ficam às margens dos rios e possuem faixas de areia durante a temporada de praias. “Este é um período em que os microempreendedores individuais, pequenos e grandes empresários aproveitam para fazer uma renda extra com os visitantes que vêm”, frisou Nilmar Ruiz.

Assim como no ano passado, a parceria com o Sebrae será implementada para que os empresários locais possam se capacitar para melhor atender aos turistas que chegam às suas cidades. De acordo com a superintendente da entidade, Márcia Rodrigues de Paula, por meio das entidades parceiras do Sistema S, a meta é fazer com que os visitantes deixem dinheiro no comércio local e retornem no futuro. “O turista só vai gastar dinheiro, voltar e trazer mais pessoas se for oferecido um serviço de qualidade, a um preço justo e se for bem tratado”, explicou.

A gestora frisou que durante a temporada de praia do ano passado foi realizada uma pesquisa pelo Instituto Evaldo Lodi (IEL) para mapear as principais praias e traçar o perfil dos visitantes nas praias tocantinenses. “A partir dessa pesquisa nós podemos pensar melhor a temporada de praia de 2014”, frisou.

Financiamento e Licenças ambientais

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Alexandre Tadeu, que também responde pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), destacou a importância de os prefeitos procurarem os órgãos ambientais com antecedência para a retirada das autorizações de uso temporário das praias. “A grande maioria dessas praias necessita apenas de uma autorização temporária. O prefeito monta a praia e depois desmonta. Mas o processo tem que ser feito com antecedência senão não haverá tempo hábil para a emissão das licenças. Esperamos até junho estar com tudo liberado”, completou.

Do ponto de vista financeiro, o governo deverá, mais uma vez, dar suporte para que os empreendedores possam complementar seus negócios durante a temporada de praia deste ano. Assim como em 2013, quando o governo liberou, através do Instituto Social Divino Espírito Santo (Prodivino), mais de R$ 3 milhões em microcrédito, para 2014 o objetivo é fazer empréstimos facilitados para barqueiros, barraqueiros e vendedores ambulantes. “Foi comprovado no ano passado que a nossa maior taxa de adimplência foi nos microcréditos da temporada de praia. Para este ano já estamos buscando os recursos para repetirmos os empréstimos”, completou o presidente da entidade, Mazinho Moraes. (ATN)