Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Moradores de Luzimangues, Distrito de Porto Nacional, reclamaram ao Conexão Tocantins a situação em que se encontra o  Bairro Vilage Morena no distrito. Segundo os moradores, o bairro está com ruas esburacadas e no distrito o problema recorrente, segundo informações, é a escassez em medicamentos e insumos no posto de saúde, falta de transporte público, serviço de esgoto, policiamento, etc.

Uma moradora de Luzimangues foi incisiva ao dizer que acabou o carnaval e os problemas continuam, “Não sou contra festas e nem diversões sadias, mas sou radicalmente contra investimentos públicos em festas, quando a saúde, educação e infraestrutura estão carentes de recursos. Carnaval chegou ao fim na quarta-feira de cinzas, só alegria, animação e diversão. Sim, e o resto?”, questionou.

 A moradora ainda disse: “Conseguimos um ônibus que nos atende mais com essas estradas, o ônibus vive quebrando o que fazer? Essa é a dura realidade do setor Vilage Morena, várias ruas estão sem asfalto e cheias de buracos ou crateras e sem se quer cascalhamento”, disse ela enfatizando a falta de transporte público no distrito e consequentemente infraestrutura.

O subprefeito de Luzimangues, Rogério Tonaco, afirmou ao Conexão Tocantins na tarde desta quinta-feira, 06, que o bairro Vilage Morena por ser propriedade particular, estaria dificultando os investimentos em infraestrutura. “Temos mais de 20 bairros em Luzimangues e apenas o Vilage Morena não tem asfalto, isso porque é um loteamento particular e antigo, a prefeitura não tem como fazer as obras, mas estamos trabalhando junto ao loteador para resolver o problema”, afirmou o subprefeito.

Rogério ainda disse que o transporte público é inviável no distrito. “Conversamos com uma empresa de transporte coletivo, mas a demanda é inviável, não tem como colocar do jeito que eles querem, eles querem ônibus de hora em hora e a empresa afirmou que era inviável por não ter demanda. Empresa nenhuma vai colocar ônibus para rodar vazio”, disse o subprefeito.

Segundo Rogério Tonaco a empresa teria voltado atrás e em reunião com os moradores, sem a presença da prefeitura, resolveram testar com um ônibus que é denominado, ligeirinho. “Eu mesmo estive acompanhando o ônibus que tem o nome de ligeirinho, tem horas que roda cheio, mas no decorrer do dia ele está rodando praticamente vazio, transportando uma ou duas pessoas, gastando petróleo, eles não estão vendo a questão da viabilidade”, disse.

Educação, saúde e esgoto

Rogério Tonaco afirmou ao Conexão Tocantins que está viabilizando uma Escola de Tempo Integral e um Cmei para o distrito de Luzimangues. “Estamos com um projeto, parceria entre poder municipal e Estado de uma ETI para 1.200 alunos e no segundo semestre devemos começar as obras. E essa escola será construída exatamente no bairro Morena Village, também será implantado uma praça com academia ao ar livre, para  valorizarmos o bairro. Isso é uma atitude administrativa. Também estamos com um projeto de um Cmei, no bairro Jardim Europa”, enfatizou.

“Já foi licitada mais uma unidade básica de saúde, as obras começam ainda nesse mês de março. Estamos dobrando o nosso atendimento e até onde eu sei o fornecimento de medicamentos está normal, e se falta medicamento não chegou ao meu conhecimento”, afirmou o subprefeito que ainda disse: “Estamos resolvendo também a questão de água tratada para o bairro Vilage Morena, a Saneatins já está resolvendo”, pontuou.

O subprefeito informou que no reassentamento de Luzimangues, ou seja, sede do distrito, as obras da rede de esgoto, que faz a coleta já estão prontas e a Saneatins estava dando os últimos ajustes para iniciar o funcionamento. Segundo ele a rede será estendida gradualmente aos demais bairros. A estação de esgoto, que processa o material também está com as obras prontas com capacidade de atender todo o distrito, segundo o subprefeito até maio provavelmente tudo estará em funcionamento. “A Saneatins estava dando os últimos ajustes para funcionar o esgoto”, disse.