Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os fiscais agropecuários da barreira volante da Agência de Defesa Agropecuária-Adapec apreenderam 347 bovinos, com idade entre 13 e 24 meses, sendo transportados sem a Guia de Trânsito de Animal-GTA,  documento obrigatório para o trânsito de animais, para o destino correto. A ação ocorreu na noite desta quarta-feira, 26, próximo ao município de Campos Belos-GO.

            De acordo com o fiscal agropecuário da Adapec, Waldson Cerqueira de Menezes, após desconfiarem da movimentação os fiscais perseguiram as cinco carretas, quando abordados os informaram que os animais saíram de uma propriedade em Arraias-TO, com destino a Barro Alto-GO. “Após comprovar a origem do gado efetuamos a multa pelo transporte ilegal e foram emitidas GTAs para o destino correto”, disse acrescentando que a Secretaria da Fazenda também participou da ação.

            Para o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, esta ação foi eficiente e mostra que o nosso sistema de defesa é atuante. “Os fiscais fizeram um eficiente trabalho”, afirmou.

            Sanidade

O Tocantins conta com mais de 8 milhões de cabeças de bovídeos, bovinos e bubalinos, é reconhecido pela Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) - como área livre de febre aftosa com vacinação, além de ser referencia nacional em sanidade animal.