Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O 1º Festival de Circo de Taquaruçu pretende movimentar o distrito e atrair o público de Buritirana e Palmas com uma programação que contemplará diversos públicos, por meio de oficinas, exibição de filmes, exposições de desenhos, apresentações artísticas de circo, música e muito mais; tudo gratuitamente. O evento acontecerá de 14 a 20 de abril na Casa do Artesão, Praça Joaquim Maracaípe, Praça Batista e Canto das Artes.

A realização é da Companhia Os Kaco e conta com a parceria da Prefeitura de Palmas, através da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Fundação Cultural de Palmas e Secretaria de Desenvolvimento Social, além, de 14 entidades do Tocantins e do Goiás, que colaboram para a efetivação do Festival.

O presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, recebeu a equipe organizadora do evento na manhã desta terça-feira, 08, e enfatizou a relevância do evento para a região, que movimentará o distrito e incentivará o turismo durante esses sete dias. “A arte circense agrada e atrai visitantes. Certamente será a primeira edição de um evento para a família que se tornará tradicional no distrito”, apostou.

Segundo uma das colaboradoras, a engenheira ambiental Silvia Cecilia, o primeiro Festival de Circo está baseado no principio da educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global, em que a educação é direito de todos e tem seu foco na educação ambiental, através da fusão e interação de linguagens artísticas. “A metodologia lúdica aliada à educação torna o processo criativo, que contribui na construção de modelos de vida baseados no consumo consciente e na sustentabilidade”, concluiu.

Programação

A programação contemplará 22 atividades formativas - oficinas (circo, musica, educação ambiental e muito mais), 14 espetáculos, noite de aéreos, noite dos palhaços, noite de fogo, a apresentação do espetáculo “Do Repente” do Grupo Lamira de Palmas - TO e ainda apresentações com artistas de diversas partes do Brasil.

Terá também outras atividades intercaladas que já acontecem no local: exposição de artesanato, roda de capoeira e feira de troca. A Programação está disponível nas Páginas do evento:

http://festivaldecircodetaquarucu.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/festivalcircotaquarucu?fref=ts,

http://www.oskaco.blogspot.com.br/.  (Secom Palmas)