Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) empreende desde a última quarta-feira (9) até sexta-feira (11), o primeiro Simulado de Urnas Eletrônicas, simultaneamente com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e todos os tribunais do País. Durante a ação, no Tocantins, oito servidores testam as ferramentas desenvolvidas para utilização nas urnas eleitorais, no pleito de 2014. O objetivo, é garantir a sua funcionalidade e a qualidade durante o processo eleitoral.

Conforme o coordenador de Sistemas Eleitorais do Tocantins, Jader Batista Gonçalves, serão testadas, durante esses três dias, 117 urnas eletrônicas. “Foi estipulado pelo TSE um número mínimo de 3 urnas por Zona Eleitoral, sendo de 5 a 6 urnas de justificativa de votação. No Tocantins possuímos 35 ZE”. O coordenador esclarece, ainda, que este é um procedimento padrão da Justiça Eleitoral e que outros simulados serão realizados. “É uma atividade prévia das eleições para testar todas as urnas em nível nacional. Temos mais dois simulados que irão acontecer – o de candidatura e o de totalização”, acrescentou.

O coordenador destacou também que neste ano o TRE-TO implantou um depósito de urnas eletrônicas na Capital. “Todas as urnas que ficavam depositadas nas 35 ZEs ficaram armazenadas em lugar seguro e adequado e por isso todo trabalho de simulação está sendo realizado em Palmas”, afirmou Jader Gonçalves. (Ascom TRE-TO)