Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Convidado especial da Rede Canção Nova de Televisão, o deputado federal Júnior Coimbra (PMDB) participou na manhã desta quarta-feira (9) da gravação do Programa Além da Notícia, que irá ao ar no próximo dia 07 de maio em rede nacional.

Tendo como tema a situação da Reforma Agrária no Brasil, o programa terá a participação do presidente nacional do Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, que debaterá com Coimbra sobre os desafios da Reforma Agrária e as perspectivas para os pequenos agricultores dos efeitos da MP 636/13.

Na entrevista, Júnior Coimbra afirmou que para procurar equacionar de maneira positiva o problema da divisão agrária no Brasil, o governo tem desenvolvido durante décadas um sistema de reforma que, embora tenha caminhado lentamente, tem dado resultados a longo prazo. “Ou seja, novos problemas identificados, resultam em novas estratégias governamentais para solucioná-los”, disse. Para o parlamentar, a questão não é só assentar mas dar condições de sustentabilidade aos assentados.

Sobre a Medida Provisória 636/2013, Coimbra explicou que mais de 1 milhão de famílias serão beneficiadas com o perdão de créditos destinados à sua manutenção (apoio inicial, alimentação, fomento agrícola, entre outros, concedidos desde outubro de 1985 cujos valores corrigidos a uma taxa de 0,5% ao ano não ultrapassem R$ 10 mil por beneficiário).

Já o presidente do Incra afirmou que serão disponibilizadas salas de renegociação nas sedes das prefeituras municipais em todo o país para receber os assentados que irão renegociar os seus débitos. “Queremos agilidade nessas pactuações”.

O Programa Além da Notícia é apresentado pelo jornalista Ronaldo Silva e vai ao ar toda quarta-feira a partir das 23h na Rede Canção Nova de Televisão.