Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Tendências, tecnologias e possibilidades de investimentos no setor moveleiro foram observados de 08 a 14 de abril por empresários tocantinenses na Itália participantes da missão organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto).

A possibilidade de inovar de forma simples foi destacada pelos empresários após visitas técnicas em indústrias e instituições de ensino ligadas à área de design, além da observação dos estandes e ambientes planejados em exposição no Salão Internacional do Móvel em Milão. O roteiro também incluiu a participação na Morar Mais, evento paralelo ao salão que premiou as melhores produções e criações brasileiras na área.

“Nós vimos desde ações simples que costumamos fazer no dia a dia e que eles fazem de uma forma diferente, agregando valor, além de ser possível de se fazer nas nossas empresas. Eu mesmo estou levando algumas ideias”, disse o proprietário da GPM Móveis, em Palmas, Geová Mendonça.

“É possível fazer uma adaptação de produtos e serviços e atingir uma clientela maior, não apenas com serviços mais caros, mas personalizando conforme o gosto do cliente”, complementou a empresária de Palmas, da Adhara Móveis, Aline Evaristo.

A missão contou com o apoio do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Estado do Tocantins (Simam), entidade filiada à Fieto, que foi representado por seu presidente, Tiago Ferreira. “O que mais me chamou a atenção é que o design faz toda a diferença, a prototipagem dos produtos, a beleza não está somente num componente luxuoso, mas no desenho mesmo, no ambiente criado pelos designers”, observou o presidente.

As novidades em iluminação, vidros, cores e equipamentos também foram observadas e motivaram negócios com fornecedores internacionais. É o caso do empresário de Araguaína, Célio Batista, proprietário da Apoekã Móveis, que fechou parcerias e vai investir, a partir de maio, na contratação de um profissional de design de interiores para buscar melhorias em seu processo produtivo.

O Sebrae e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/TO) também apoiaram a missão por meio do Procompi Móveis, projeto desenvolvido com as empresas participantes, com foco na eficiência da gestão. A Fieto organiza missões empresariais, por meio de seu Centro Internacional de Negócios que atua em rede em todo país por meio das federações de indústrias dos estados e Confederação Nacional da Indústria (CNI).