Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Júnior

O Pró-Município chega a Augustinópolis, extremo norte do Estado, na região do Bico do Papagaio, beneficiando diretamente mais de 16 mil cidadãos que serão atendidos com obras de recuperação da malha viária urbana, promovidas pelo governo do Estado. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Sandoval Cardoso em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 24. 

Em discurso, Sandoval Cardoso falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios, com a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e com a falta de investimentos nos últimos dez anos. “Siqueira Campos planejou e articulou para atender essa necessidade de recuperação das ruas e avenidas das cidades tocantinenses e hoje inicia a execução dos serviços, em um dia festivo e produtivo. É o governo do Estado fazendo o seu papel, indo ao encontro do que a sociedade procura”, destacou.

Sandoval Cardoso ressaltou ainda que o programa vai atender a todos os municípios, independente de cor partidária, e que em breve o governo vai lançar o Pró-Rodovia, que também foi elaborado por Siqueira Campos, e deverá reconstruir 60% das rodovias do Tocantins. “O que importa é o benefício chegar a todos os tocantinenses. Estamos dando sequência ao trabalho iniciado por Siqueira Campos, dando prioridade ao povo para que este Estado seja como foi idealizado, um exemplo para o País”, completou.

De acordo com a prefeita Deijanira de Almeida Pereira, a malha viária urbana de Augustinópolis está bastante desgastada e o município enfrenta dificuldade com a redução do FPM, por isso está recebendo o programa de braços abertos. “Só temos a agradecer pela ajuda do governo. Estamos com problemas em mais de 115 mil m² de pavimentação das ruas e avenidas e agora vamos trabalhar para que outros bairros recebam asfalto”.

Ao todo, o Pró-Município vai recuperar cerca 5 milhões de m² de pavimentação em 137 municípios do Estado. Para a execução dos serviços, estão sendo gerados mais de três mil empregos diretos, distribuídos nas 25 frentes de trabalhos, que atuarão de forma simultânea, iniciando pelos municípios com maior população. Os investimentos giram em torno dos R$ 78 milhões.

Benefício

A vendedora ambulante Francisca Souza é moradora do bairro Santa Rita há 13 anos e ficou muito feliz ao saber que seu setor será contemplado com a recuperação da pavimentação asfáltica.

 “Será um grande presente para nós e este programa de recuperação das ruas veio para ajudar a prefeitura porque está muito difícil. É um trabalho que precisa ser feito constantemente, pois tapa hoje, amanhã, com as chuvas, já aparecem mais. Estamos esperançosos ao ver chegar esses benefícios aqui em Augustinópolis”, disse.

Presenças

Além da participação da comunidade de Augustinópolis, o evento contou com a presença dos deputados estaduais Luana Ribeiro, Ricardo Ayres, Amélio Cayres, José Geraldo e Idelval Silva, o presidente da Associação dos Municípios do Bico do Papagaio (AMBIP) e prefeito de Axixá,  Auri-Wulange Ribeiro,  os prefeitos José Otacilio, de Angico, Silvestre Nery, de Ananás, Luis Anacleto, de Sampaio, Jair Farias, de Sítio Novo, Rubia Amorim, de Buriti, Francisco de Souza Lopes (Dino), de São Miguel do Tocantins, Regis Melo, de Itaguatins, Ari Almeida, de Luzinópolis, Lindomar Madalena, de Araguatins, Edvaldo Pereira Barbosa, de São Sebastião, além de vereadores, secretários de estado e municipais, lideranças políticas e estudantis. (ATN)