Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Segue até sexta-feira (16), no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o II Encontro de Pesquisa Operacional da Região Norte (Erpo-NO), promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (Sobrapo). O evento, que reúne pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas, teve início na manhã da última quarta-feira (14) no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica). A palestra de abertura abordou o  "Problema Euclidiano de Steiner em R^n", e foi ministrada pelo professor Nelson Maculan, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O encontro, cujo tema é a "Pesquisa Operacional na Amazônia Legal: recursos hídricos, agronegócio e desenvolvimento sustentável", tem como objetivo favorecer, por meio da troca de conhecimentos e experiências, a disseminação e edificação das abordagens regionais das pesquisas operacionais. A programação, que inclui palestras, minicursos e apresentações de trabalhos, pode ser conferida aqui

Pesquisa Operacional

A Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. Tendo como foco a tomada de decisões, aplica conceitos e métodos de várias áreas científicas na concepção, planejamento ou operação de sistemas. É usada para avaliar linhas de ação alternativas e encontrar as soluções que melhor servem aos objetivos dos indivíduos ou organizações.