Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

 “Hoje os palmenses têm a oportunidade de saborear a história de Palmas”, afirmou o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, durante o corte do bolo temático que celebrou os 25 anos da Capital nesta terça-feira, 20, na Feira da 307 Norte. Os parabéns foram embalados pela banda de música da Guarda Metropolitana de Palmas.

Foram 25 bolos com um metro cada, contendo imagens estampadas, em que cada bolo resgatava momentos importantes que marcaram a trajetória da cidade, como o lançamento de Palmas em 20 de maio de 1989, construção do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a Avenida JK, Praça dos Girassóis, Feira do Bosque e a Assembleia Legislativa.

Secretários municipais, vereadores, representantes de bairros e sociedade civil em geral estiveram presente no momento festivo.

Na ocasião, o chefe do Poder Executivo falou das conquistas, dos projetos de desenvolvimento e do empenho gestão para melhor qualidade de vida dos palmenses. Amastha destacou ainda os desafios e dificuldades encontradas.

“Tenho sempre reforçado que não teremos apenas uma referência no desenvolvimento de Palmas, estamos trabalhando para ser destaque na economia, educação, na saúde, na infraestrutura, no lazer, emprego e no turismo. Pois, nosso compromisso é fazer o melhor por Palmas em todas as áreas”, afirmou o prefeito.

O prefeito afirmou ainda que o momento é oportuno para comemorar 25 anos de esperança, de luta e esforço de cada morador que investiu e acreditou na Capital.

Para o vereador e presidente da Câmara Municipal, major Negreiros, Palmas é consequência dos sonhos de muitos palmenses. “Hoje temos uma cidade realizada, um sonho em conjunto de muitos que vieram e trabalharam. Palmas é nossa, um lugar que acolhe todos”, ressaltou o vereador.

Comemorando

Hoje morador da 1003 Sul, José Marcos Neto, conta que ajudou a asfaltar as primeiras avenidas do Município e se emociona ao falar de todas as conquistas. “Fui o primeiro morador da antiga Arse 122, não tinha nada, só poeira. Estou aqui há 25 anos, desde o início mesmo. Neste bolo vi o retrato do desenvolvimento, do progresso e me orgulho de ser palmense pioneiro. Compensou todo sofrimento”, pontuou o morador.

O estudante Dyonatan Ribeiro, 17 anos, afirma que sente orgulho de ser palmense e não pensa em ir embora de Palmas. “Nasci em Palmas e quero continuar aqui. Acredito que é a melhor cidade para viver. Vou formar, construir família e investir na minha cidade”, destacou o estudante.

Dona Márcia Figueiredo, aposentada, moradora de Palmas há 19 anos, relembra da chegada em Palmas. “Esta festa maravilhosa retrata bem minha trajetória quando cheguei aqui em 1995 e tudo ainda estava se formando. Uma vida de desafios, medos, mas que sempre tive certeza que estava no melhor lugar do mundo”, disse Márcia.

Culto Ecumênico

A abertura da festa foi marcada por muita oração, fé e pedido de bênçãos para a Capital e para os palmenses com o Culto Ecumênico, dirigido pelo Padre Paulo Cristiano e pelo Pastor Nivair Borges.

Nas pregações, ambos falaram de amor, desenvolvimento, entrega e paz para Palmas. “Pedimos a Deus uma Capital mais justa, mais fraterna, de comunhão e amor ao longo dos próximos anos e que nosso prefeito seja instrumento com muita sabedoria para o progresso da cidade”, ressaltou Padre Paulo. 

O pastor pediu prosperidade. “Que Deus possa iluminar e proteger todos palmenses. Que nossos gestores sejam capazes de trabalhar cada vez por Palmas. Muita paz, prosperidade e amor para todos”, pediu Pastor Nivair. (Secom Palmas)