Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Colégio São José vai ampliar oferta para aulas de teatro

Colégio São José vai ampliar oferta para aulas de teatro Foto: Ascom Seduc

Foto: Ascom Seduc Colégio São José vai ampliar oferta para aulas de teatro Colégio São José vai ampliar oferta para aulas de teatro

Os Ministérios da Cultura e Educação divulgaram neste mês a lista das escolas contempladas pelo Programa Mais Cultura em todo o País. Em fevereiro, 30 unidades escolares da rede estadual foram habilitadas; e agora outras 47 tiveram Projetos de Atividades Culturais aprovados e irão receber, cada uma, recursos de R$ 20 a 22 mil para desenvolver as ações.

Em todo o Brasil estão participando do programa cinco mil escolas. O programa pretende potencializar o aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas que fomentem a diversidade cultural brasileira.

O Colégio Estadual São José, em Palmas, é uma das unidades contempladas. Com 1365 estudantes nos ensinos fundamental e médio, a escola vai ampliar o acesso dos alunos às aulas de teatro. De acordo com a diretora Janice Kissner Ferreira, o projeto será trabalhado com enfoque na participação cidadã e no protagonismo juvenil dos estudantes. “O específico é voltado para a área social. E trabalhar o teatro na escola desperta nos estudantes, principalmente nos alunos do ensino médio, o protagonismo juvenil”, afirma.

Ainda segundo a gestora, os recursos do Mais Cultura serão repassados diretamente à escola, por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (PDDE/FNDE), e serão investidos nas atividades artísticas e pedagógicas. “A escola já desenvolve projetos de teatro em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, e, com a chegada do Mais Cultura, mais alunos serão beneficiados.  O pagamento dos monitores e dos profissionais que irão ministrar as oficinas, a compra de figurinos e equipamentos também podem ser feitas com esse recurso”, complementa Janice.

Novas oportunidades

Ericsson Pereira Cardoso, de 16 anos, é um dos estudantes beneficiados com as aulas de teatro no Colégio Estadual São José. Segundo ele, que sempre gostei de artes, a oportunidade de realizar essas atividades na escola é ótimo. “Nas nossas primeiras apresentações foi tudo simples e agora já virou algo surpreendente. Este ano, com o investimento do Mais Cultura mais gente vai poder participar”, ressalta o aluno da 3ª série do ensino médio.

A estudante Amanda Claro Lima, de 18 anos, também faz aulas de teatro na escola. Para ela, a dramaturgia está ajudando a expressar-se melhor. “Comecei a participar este ano, porque sou muito tímida e tenho dificuldade em falar em público. Mesmo com pouco tempo já estou mais solta, já consigo expor o que penso, o que sinto, e isso ajuda na minha vida pessoal e na escola, porque apresentar um seminário, por exemplo, era uma barreira, para mim”, conta a aluna da 3ª série do ensino médio.

Confira no site www.cultura.gov.br a lista completa das escolas contempladas pelo Programa Mais Cultura. (Ascom Seduc)