Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Considerado um dos maiores eventos da região do Bico do Papagaio, no norte do Estado, o “Arraiá no Nosso Sítio” é um misto de tradicionalismo e diversão, um palco de diferentes manifestações culturais. Popularmente conhecido na região como Quadrilhão, o evento é promovido pela Prefeitura de Sítio Novo do Tocantins, em parceria com o Governo do Estado, e ocorre nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho, na Avenida Tocantins, em frente à Praça da prefeitura.

Esta é a XIV edição do Arraiá, que a cada ano engrandece em tamanho e atrações. Em 2014, muitas novidades surgiram no evento. “A começar pelo tema, que é atual e está sendo discutido em todo o País: a Copa do Mundo Brasil 2014. Além disso, muitas atrações musicais inéditas na região do bico devem pintar por aqui, bandas e duplas de sucesso nacional”, enfatizou Sara Pereira, diretora de Cultura do Município. Sobem nos palcos da festa as bandas Caviar com Rapadura, Balada Louca, as coleguinhas Simone e Simaria e a dupla Thiago e Luan, entre outras atrações.

Expectativa

De acordo com secretária, aproximadamente 20 turmas de quadrilhas devem se apresentar no Arraiá, quadrilheiros de Sítio Novo e de municípios circunvizinhos. A participante Jayara Miranda, participante do grupo “Matutos do Sítio”, fala da expectativa. “Estamos muito ansiosos para nos apresentar. Já estamos ensaiando há mais de três meses e, além disso, preparamos coreografias e figurinos inéditos na tentativa de inovar. Apesar de não haver competição, precisamos fazer bonito, afinal este arraiá é o evento mais esperado do ano, tanto por nós quanto pelo povo aqui da região”, revelou.

Espetáculo

Uma alvorada e cavalgada devem abrir oficialmente o evento nesta sexta-feira, 30. Estão previstas ainda a realização de danças folclóricas, como bumba-meu-boi e cacuriá, show de calouros, exposição de artesanato local e comercialização de comidas típicas. “Um verdadeiro espetáculo de cultura e tradicionalismo. Uma festa para toda a comunidade sitionovense e para os visitantes de municípios da região do Bico do Papagaio e também de Imperatriz (MA). O Arraiá é o resultado de importantes parcerias, de muito esforço coletivo de servidores e secretários e de uma gestão comprometida com a população”, destacou o prefeito de Sítio Novo do Tocantins, Jair Farias.

Parcerias

O município firmou convênio com o Governo do Estado por meio da Fundação Cultural do Tocantins, e com isso obteve recursos na ordem de R$ 180 mil. A obtenção da verba foi alcançada por meio de emenda parlamentar do deputado Estadual, Iderval Silva. O prefeito agradeceu o apoio. “Toda a comunidade de Sítio Novo e a prefeitura agradecem ao Governo do Estado e ao deputado Estadual Iderval Silva, pelos esforços levantados para a liberação do dinheiro. Com os recursos, realizaremos um arraiá de grande envergadura para toda a região”, frisou Jair Farias. (Secom Sítio Novo)