Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Gleydson Medeiros

O município Sítio Novo do Tocantins, no norte do Estado, ficou pequeno diante da grandiosidade que foi o “XIV Arraiá no Nosso Sítio”, realizado neste último final de semana. Segundo a Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), a cidade que possuí aproximadamente dez mil habitantes, recebeu cerca de 40 mil pessoas durante os três dias de evento, que teve como atrações apresentações de quadrilhas e shows com artistas de renome nacional, entre outros atrativos.

A festa começou na sexta feira, 30, com a tradicional Cavalgada de Sítio Novo e a apresentação das primeiras quadrilhas. O Arraiá é tradição no município e na região norte do Tocantins, um evento aguardado pela população e, principalmente, pelos participantes. “Sempre que chega o mês de junho, e com ele as apresentações quadrilheiras, já bate o desejo de dançar quadrilha. Isso é meu chamego, minha paixão”, revela o estudante da Escola Estadual Manoel Estevão, Francisco da Silva Almeida, do grupo “Arraiá Cumpade Estevão”. Cerca de 20 turmas de quadrilha se apresentaram nos três dias de evento.

Emprego e renda

Por outro lado, além de muita diversão e tradicionalismo, o Arraiá representa uma ótima oportunidade para aumentar a renda de muitos sitionovenses. “A gente vende muito mais. Com a festa, nós ampliamos nosso lucro em 100% e contratamos uma pessoa do município para nos auxiliar nas vendas”, revelou o barraqueiro Edivaldo Sousa e Silva, que vende sorvete e bebidas durante o evento. Além de toda a estrutura necessária para a realização das festividades, a Prefeitura de Sítio Novo do Tocantins construiu barraquinhas para os comerciantes da cidade venderem seus produtos e serviços.

Palco da festa

A festa foi realizada na Praça da Prefeitura, que se transformou em um quadrilhódromo a céu aberto. O local estava todo decorado com bandeirolas e ornamentos que lembravam as tradicionais festas juninas. Além disso, adereços remetiam ao clima da Copa do Mundo Brasil 2014, uma expectativa de praticamente quase todos os brasileiros neste mês de junho. O tema do Arraiá este ano é “Brasil o País do futebol, porque futebol também é cultura”. O evento realizado com a parceria do Governo do Estado e apoio do deputado Estadual, Iderval Silva.

Realizado

O prefeito de Sítio Novo do Tocantins, Jair Farias (SD), externou o sentimento de alegria pela realização da festa. “Estamos nos sentido realizados pela promoção de um evento vibrante e de grande porte como foi o Arraiá. Uma festa recheada de cultura e tradicionalismo, com diversas apresentações musicais e muitas quadrilhas. Agradeço a todos que compareceram na festa, os cidadãos sitionovenses e os visitantes dos municípios vizinhos, e ainda, a parceria com o Governo do Estado”, disse o gestor municipal.

Diversão

Além das apresentações de quadrilhas, shows de calouros, danças folclóricas como bumba meu-boi e cacuriá e exposição de artesanato estavam entre as diversões do público. Na primeira noite, o show da banda Caviar com Rapadura agitou a multidão presente no local. Já no segundo dia, o grande show das Coleguinhas Simone e Simaria foi considerado o ápice da festa e atraiu cerca de 30 mil pessoas para o Arraiá no Nosso Sítio.

Presenças

Prestigiaram a festa o ex-senador Eduardo Siqueira e Campos, os deputados Federais Lázaro Botelho e César Halum, os deputados Estaduais Iderval Silva e Amélio Cayres, os prefeitos Clayton Paulo (Nazaré), Dino (São Miguel do Tocantins), Régis Melo (Itaguatins), Leoneide Conceição (Maurilândia), Auri-Wulange Ribeiro (Axixá do Tocantins), Itelma Belarmino (Santa Terezinha do Tocantins), Edivaldo Pereira (São Sebastião do Tocantins), Deijanira de Almeida (Augustinópolis), entre outras autoridades. (Ascom ATM)