Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Diretoria de Fomento Agropecuário da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza a partir desta segunda, dia 16, visitas em quatro municípios para apoio e instalação do Serviço de Inspeção Municipal (Sim). O trabalho da equipe segue até quarta-feira, dia 18, em Darcinópolis, Rio dos Bois, Brasilândia e Santa Rosa do Tocantins.

O objetivo é dar assessoria aos municípios estimulando a adequação de empresas às normas sanitárias exigidas em legislação, e consequentemente, o desenvolvimento econômico da região. “A partir de agora, os produtores destes municípios poderão trabalhar legalmente, possibilitando assim maior geração de renda”, disse o médico veterinário da Seagro, Dilmar de Lima Júnior.

O veterinário explica que o Sim tem o papel de controlar a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárnes, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores tocantinenses alimentos com qualidade e segurança garantida.

Cuidados

A orientação para o consumidor é que ao comprar qualquer tipo de alimento ele observe a embalagem com o rótulo indicando o endereço do fabricante, telefone, data de fabricação e prazo de validade. Para os alimentos resfriados, deve ser verificada a temperatura de conservação. Os alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite, queijos e embutidos em geral devem possuir o carimbo de inspeção, seja municipal, estadual ou federal, garantindo a sua qualidade. (Ascom/Seagro)