Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Lucas Nascimento

Um total de 640 alunos-atletas de todas as regiões do estado participou, na noite desta quarta-feira, 18, da abertura oficial da fase final da 24ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Realizado na quadra do Centro Educacional São Francisco de Assis, em Palmas, o evento reuniu os integrantes das equipes coletivas que vão disputar o título de campeãs da categoria 12 a 14 anos nas modalidades Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

Presente na cerimônia, a secretária de estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, destacou o caráter histórico desta edição dos Jogos, que definirá os representantes do Tocantins nos próximos Jogos Escolares da Juventude (Jejuve), a serem disputados em Londrina, no Paraná, entre os dias 4 e 13 de setembro. “Estamos vivendo um período histórico, com o nosso País recebendo a Copa do Mundo. Aqui estão aqueles que vão nos representar na etapa nacional, por isto torcemos para que todos façam excelentes partidas e que novos talentos sejam revelados”, ressaltou Adriana, que, na ocasião, representou o governador do Estado, Sandoval Cardoso.

Estreante na etapa final dos Jogos, Maxsuel Limeira Gomes se disse ansioso pelo início dos confrontos. “Agora, no Futsal, eu sinto que o meu time pode vencer. Por isto, estou com um frio na barriga, louco para começar logo a jogar”, afirmou o capitão da equipe do Colégio Estadual Padre Gama, de Monte do Carmo.

Representante da Aldeia Fontoura, localizada no município de Lagoa da Confusão, Xiaxiaru Karajá comemorou a chance de participar da festividade. O indígena destacou o intercâmbio entre os estudantes de diversas origens durante os Jogos. “A gente veio para tentar ganhar, mas poder conhecer outras culturas é também muito importante”, afirmou a estudante da Escola Estadual Indígena Kumanã, atacante do time de Futsal da unidade.

Para o secretário de estado do Esporte, Rodolfo Costa Botelho, todos os participantes da fase final já têm motivo para comemorar. “Nós temos uma juventude maravilhosa; por isto, desejo que todos participem da melhor forma possível nesta reta final da competição, mas sem se esquecerem que todos já são campeões por estarem aqui”, disse o secretário.

Pira Olímpica

Vencedora no ano passado, a ciclista Ana Beatriz Nazeozeno já garantiu a vaga nos Jejuve ao vencer as provas de contra-relógio e estrada dos Jets - que definiu os campeões das modalidades individuais na semana passada. Devido à nova conquista, Bia, foi responsável pelo acendimento da Tocha Olímpica durante a cerimônia de abertura. “É uma emoção muito boa poder representar todos os participantes no momento de acender a tocha. Este ano eu estou mais experiente, fui até vice-campeã no Brasileiro e quero conquistar três medalhas em Londrina”, contou a aluna-atleta de Gurupi, atual campeã dos Jejuve na prova Estrada do Ciclismo.

Formando cidadãos

Muito mais do que competições esportivas, os Jets se tornam lições para o futuro. Um dos exemplos do poder realizador dos Jogos é o tenente Ricardo Macedo, ex-campeão dos Jogos em 1997 e, atualmente, coordenador da escolinha de futebol do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM). “O esporte não ensina apenas lições para quem quer ser atleta, ele ensina para a vida, forma cidadãos ao conciliar as disputas esportivas com o aprendizado social, de interação com pessoas de outras culturas”, destacou.

Apresentações culturais

A cerimônia de abertura da etapa final dos Jets contou com a apresentação das fanfarras Explosão Instrumental, do Colégio Estadual São José, e do Colégio Militar, ambas de Palmas. A Banda da Polícia Militar executou o Hino Nacional do Brasil durante ao evento e o grupo de dança da Escola Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, também da Capital, fez uma apresentação aproveitando a temática “Copa do Mundo.”

Presenças no evento

Também estiveram presentes na festividade as subsecretárias de gestão da Seduc, Maria Helena Defavare, de educação básica da Pasta, Jucilene Borba, além de diretores regionais de ensino, educadores e gestores de unidades escolares de todo o Tocantins. (Ascom Seduc)