Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Estudantes do 3º período do curso de Sistemas de Informação da Fundação Universidade Tocantins (Unitins) acabam de criar cinco softwares para ajudar na realização de pesquisas. Os programas foram desenvolvidos como parte das aulas de Estatística.

Para a professora Arlenes Delabary, o desafio lançado aos estudantes era criar algo para facilitar a compreensão, interpretação e análise de pesquisas para que o usuário possa extrair o máximo de informações do que foi coletado: “As pessoas às vezes vão a campo pesquisar e depois não sabem como analisar o que conseguiram. Os softwares são visualmente atrativos, fáceis de usar e fazem a parte do processo matemático que as pessoas às vezes não sabem”.

Alguns softwares estão disponíveis na rede mundial para uso gratuito, como é o caso do SUEP. O software foi criado pelos estudantes Cristian, Luan e Weder e é auto explicativo, facilitando a compreensão do usuário na hora de analisar os resultados.

Luan Amorim, aluno do curso conta que o projeto foi feito para beneficiar toda a comunidade e o maior desafio era desenvolver a programação voltada à estatística que envolve as pesquisas em geral. “Foi a primeira vez que desenvolvemos algo assim com a estatística. São várias fórmulas, muitos cálculos, uma coisa totalmente nova pra gente. Gerar gráficos e resultados foi um desafio pra gente, mas valeu a pena. O resultado está ai, pra quem quiser usar. Basta entrar na nossa páginawww.suep.com.br , cadastrar o login e fazer pesquisas à vontade”.

Paulo, Rangel e Bruno também vão disponibilizar o aplicativo criado para o sistema Android na internet nos próximos dias. O software criado considera até 10 variáveis para a análise das pesquisas e possui um tutorial para ajudar qualquer pessoa a operar o aplicativo. 

Arlenes Delabary considerou o resultado muito positivo e com aplicabilidade imediata: “O curso de Serviço Social também usa a estatística para o levantamento de dados das pesquisas que são feitas em campo. Esses softwares já serão usados pelos estudantes no próximo semestre”.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif(Ascom unitins)