Campo

Foto: Camila Soares

Estabelecer políticas públicas que fomentem a agricultura familiar, além de incentivar uma produção satisfatória foi o principal objetivo do I Seminário de Agricultura Familiar e Produção Sustentável, realizado nesta quarta feira, dia 25, na Escola Joaquim Araújo, em Porto Alegre do Tocantins. O evento foi apresentado durante todo o dia, com a presença de representantes da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e do município de Porto Alegre, além de técnicos da área rural, entidades e agricultores da região.

Cerca de 250 produtores compareceram no evento, em busca de informações relacionadas às boas práticas para a agricultura familiar, ideias para uma produção sustentável, além de dados relacionados a valores, estrutura e demais fatores que podem contribuir e auxiliar os que pretendem implantar novas formas de produção na sua rotina de campo.

Apoio à Implantação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, Renegociação de dívidas Pronaf, Criação de frango caipira melhorado, Produção de leite, Sistema de Produção de Peixes e Cultura da mandioca – Aspectos culturais e econômicos foram alguns dos temas abordados no seminário.

Roberto Araújo, que é agricultor há mais de 30 anos, ressaltou que com eventos como este os produtores têm novas chances de conhecimento para uma produção correta, além de incentivo para realizar novas formas de agricultura. “O evento vem para fortalecer a agricultura familiar. As palestras podem nos auxiliar com mais informações sobre a produção variada e sustentável, além do conhecimento que contribui para que os agricultores tenham mais chances de alcançar o sucesso quando ampliarem suas formas de produção”, enfatiza Araújo.

Durante o evento, o público também teve acesso às informações relacionadas ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus) que defende e discute principalmente os pontos ligados ao desenvolvimento rural sustentável, à reforma agrária e à agricultura familiar.

A diretora de Fomento a Agricultura Familiar da Seagro, Simone Sandri, falou sobre a importância de iniciativas que contribuem para a efetivação dos projetos e ações que auxiliam o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. “O Governo do Estado está à disposição para contribuir com a realização deste tipo de evento, além de criar programas e ações que beneficiam a produção dos agricultores com a distribuição de maquinário, auxílio técnico e informativo, sempre pensando em fortalecer a agricultura familiar tocantinense”, destaca Simone.

Para a prefeita de Porto Alegre do Tocantins, Edvam Pereira Sousa, o Seminário é de extrema importância para a realização de ações que através de parcerias, incentivam o agricultor a produzir de forma sustentável, além de contribuir com informações válidas para a produção variada. “Buscamos com este evento, um foco de produção para cada produtor, o ideal é que cada um encontre os melhores meios para a sua produção, com isso, eu espero que o agricultor esteja mais focado nos diferentes segmentos para a realização da agricultura familiar do nosso município”, finaliza Edvam.

O Seminário é uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Tocantins e da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), com o apoio das empresas Fahma e Agropecuária Pillati. (Ascom/Seagro)