Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

O Plano de Desenvolvimento Sustentável da Microbacia Hidrográfica do Rio Providência, apresentado na última quarta-feira, 02, em Miranorte, elencou 25 propostas de ações para garantir o uso sustentável da bacia. As propostas são embasadas em eixos como governança ambiental, disponibilidade de demanda para o uso de água, adequação ao uso do solo, dentre outros.

O documento foi apresentado durante a consulta pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Miranorte, com a participação de representantes de Miracema e Barrolândia, que são os três municípios abrangidos pela bacia. Na ocasião, o prefeito de Miranorte, Frederico Melo, destacou que é preciso conter a degradação (do Rio Providência), sempre pensando em um meio ambiente sustentável para o futuro.  “O Providência é nossa fonte de riqueza, lazer, de alimentação através da pesca e por isso uma fonte de preocupação também. Não podemos deixá-lo morrer”, enfatizou.

O engenheiro ambiental da Semades, Thiago Bandeira, explicou que o projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) e busca atuar em regiões de vasto potencial econômico onde é necessário agir de forma a subsidiar a conservação dos recursos naturais. “Nossa atuação busca conservar os recursos naturais que são indispensáveis para a consolidação deste potencial econômico identificado”, explicou.

Durante as discussões, diversos representantes da comunidade apresentaram propostas voltadas para os cuidados com o meio ambiente, como a fiscalização do uso de agrotóxicos, preservação e proteção de matas ciliares e áreas de nascente, educação e conscientização ambiental e dos problemas ambientais de cada município. Segundo Thiago Bandeira, todas as observações serão inseridas no relatório final do documento. (Ascom/Semades)