Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foi assinado na última quinta-feira, 03, o termo de parceira do projeto Rondon Tur Ambiental. A ação visa promover atividades de educação ambiental nas praias tocantinenses durante o período de férias. A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).  

Essa é a segunda edição do projeto que esse ano contempla 10 municípios: Araguacema, Caseara, Pedro Afonso, Tocantinópolis, Peixe, Formoso do Araguaia, Araguanã, Babaçulândia, Porto Nacional e Araguatins. “Como o saldo do ano passado foi bastante positivo, esse ano o projeto ganha mais força e nós queremos que ele se perpetue ao longo do tempo”, comentou o secretário da Semades, Alexandre Tadeu.

O Rondon Tur Ambiental acontece nos fins de semana do período de 18 de julho a 03 de agosto. Cerca de 300 agentes ambientais, entre acadêmicos, professores e servidores públicos, formam as equipes capacitadas para monitoramento ambiental nas praias, com foco na limpeza e proteção das águas.

Dentre as atividades previstas estão diálogo com a comunidade, entrega de material educativo, gincana ambiental com as crianças, plantio de árvores, coleta de material reciclável, teatro ambiental, e outras.

Acadêmicos

Segundo a vice-reitora da UFT, Isabel Cristina Auler, o projeto é uma oportunidade de trabalhar outros aspectos da formação universitária dos alunos. “Essa parceria com a Semades é muito benéfica para os estudantes porque possibilita uma formação complementar à acadêmica. Com a participação de alunos de vários cursos, é possível trabalhar diversas abordagens sobre a preservação ambiental e cidadania”, explicou.

O aluno de engenharia civil da UFT, Ygor Freitas, esteve no Rondon Tur de 2013 e para ele foi um grande aprendizado. “Eu percebi que, ao termos a responsabilidade de conscientizar as pessoas sobre a conservação do meio ambiente, nós também aprendemos. Depois de ter participado do projeto, eu consegui mudar as minhas práticas ambientais diárias”, ressaltou. (Ascom/Semades)