Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Josy Karla

Referência de sossego e diversão em família durante a temporada de praias no Tocantins, o município de Caseara, a 256 km de Palmas, se destaca na rota de turismo pelas riquezas naturais, com destaque para os rios do Coco e Araguaia. Este ano, milhares de pessoas já passaram e ainda devem visitar o município que, segundo informações da prefeitura municipal, conta com uma média de 5 mil visitantes por semana durante o mês de julho, com um aumento considerável de público aos finais de semana. 

As praias de Caseara se diferenciam pelo visual, a beleza natural da região é um fator que contribui para atrair turistas que buscam descanso. 

Para realização da temporada de praias 2014, o governo do Estado destinou recursos da ordem de R$ 60 mil para apoiar o município. Com a verba, a prefeitura preparou a estrutura da Praia do Sol, no Rio do Coco, e tem recebido visitantes de diversos municípios do Tocantins, além de outros estados. Mas o forte, conforme o prefeito do município, Renato Almeida, são os acampamentos. “Caseara não é praia de balada, de muita festa. Vêm mais as famílias e acampam nas ilhas. As pessoas vêm mesmo para curtir a família. Querem sossego”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Cultura do município, Ronan Ribeiro, enfatiza que Caseara é conhecida não por uma ou duas, mas por seu circuito de praias. “Temos mais de 30 praias onde as pessoas podem acampar, trazer sua estrutura ou locar uma estrutura no município e podem acampar com seus familiares. Nosso diferencial é esse. O ambiente é muito atrativo para essas famílias, então nós proporcionamos um turismo diferenciado, um  turismo familiar, onde o pessoal pega seu veículo em Goiânia, Brasília e vem pra Caseara com toda a sua família e fica 10, 15, 20 dias acampado nas praias. Esse é o diferencial do município de Caseara. Realmente, esse é o nosso público. Nosso objetivo é esse: trabalhar uma praia familiar”, frisou.

Tradição e diversão

Joana Darc dos Santos de Sousa Milhomens, conhecida pelos amigos como Janete, é professora, natural de Miracema do Tocantins, e mora em Caseara desde 1989. Anualmente ela monta uma estrutura de acampamento numa das praias do município para receber parentes e amigos. “Todo ano eu faço, só muda de praia. Eu sempre fazia na Praia da Ilha, mas como acabou a temporada, nós mudamos para esta [nos arredores do Rio do Coco]”, disse.

Desde o dia 9 de julho, ela vem recebendo familiares de Palmas, Anápolis, Brasília e Mato Grosso e pretende ficar no local até o dia 28.  “Recentemente, meio irmão veio de Mato Grosso com a família dele e ficaram conosco aqui. Foram dias maravilhosos, acharam encantador. O nosso Araguaia tem muitas coisas boas a nos oferecer, proporciona muita alegria,  porque a família junto faz com que isso se torne acolhedor”, relatou, enfatizando a característica familiar dos acampamentos no município.

A tradição de montar estrutura na praia para receber parentes e amigos também está sendo fortalecida por Maria José Carvalho Pinto, que mora em Caseara há 14 anos e monta acampamento na temporada de praias há 3 anos, sempre no mesmo local. “A gente mora aqui perto mesmo e gostamos daqui. É um lugar muito bonito. A gente não fica isolado. É por isso que eu adoro ficar aqui”, disse.

Para fazer a estrutura e poder passar 30 dias no local, Maria José explicou que a família atravessa o rio trazendo madeira e palha e contratam pessoas da cidade para ajudarem na montagem da estrutura. Com o auxílio de barco ou voadeira, eles fazem o transporte dos suprimentos que necessitam para permanecerem acampados. “Eu adoro ficar aqui. Aí vem a família toda. É mãe, é neto, irmão, filho, marido. Em dias de trabalho, quem precisa trabalhar, fica na cidade e os demais no acampamento. No final de semana, se reúnem no acampamento”, contou.

Preservação ambiental

Este ano, o governo do Estado, por meio do Instituto Natureza Tocantins (Naturatins), em parceria com as prefeituras, realiza um trabalho de fiscalização nas praias para garantir a correta destinação do lixo, promovendo a preservação do meio ambiente. Esta ação é destacada pela Prefeitura de Caseara como fundamental. A intenção do município é que os turistas que acampam ou visitam as praias compreendam a importância da correta destinação do lixo que produzem para, assim, manterem preservado o local para as futuras gerações. (ATN)