Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Josy Karla

Foto: Josy Karla

O Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), prorrogou os prazos para o pagamento do Licenciamento, Seguro Obrigatório e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a proprietários de veículos com placas de finas 7, 8, 9 e 0. Como as placas com esses finais representam o maior volume na frota do Estado, a medida deve evitar filas nos postos de atendimento do Detran.

Os veículos com placas de finais 8 e 9 terão até o dia 15 de setembro e outubro, respectivamente, para a regularização da documentação. Já os com placa final 0, têm até o dia 17 de novembro. Os boletos podem ser obtidos na sede do Detran em Palmas, em unidades de Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em todo Estado ou através do sites do Detran e da Sefaz.

O diretor executivo do Detran, Lélio Dias, explicou que, anteriormente, eram atendidas duas placas por mês, mas que, para facilitar o acesso dos clientes aos documentos, agora será somente uma placa, ficando apenas a de final 7 para o mês de agosto. “As placas com o final a partir do número 7 têm volume muito maior de emplacamentos, então pulverizamos até novembro. Com isso, vai dar muito mais conforto ao usuário”, disse.

O estudante de Engenharia Civil Luiz Fernando Fontana disse que a prorrogação do prazo lhe dará mais tempo para se programar para o pagamento. “Eu acho que ajuda muito. Ganhamos mais tempo para que a gente possa se programar, pagar dentro do prazo e não ficar inadimplente”, comentou.

Para os usuários que optaram pelo parcelamento do IPVA não haverá alteração nos prazos, como explicou o diretor executivo Lélio Dias. “O parcelamento já foi iniciado em abril e já está sendo finalizado agora em agosto. Então, por isso, não recebeu alteração”, destacou.

Os demais proprietários que já emitiram os boletos com os prazos antigos devem reimprimi-los para que venham com a nova data de pagamento. (ATN)