Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Ascom Fieto competidores intensificam treinamento competidores intensificam treinamento

A menos de 15 dias para o início da Olimpíada do Conhecimento, que é considerado o maior torneio de Educação Profissional da América Latina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Tocantins) tem intensificado o treinamento dos competidores tocantinenses.

A etapa nacional acontece no período de 1 a 7 de Setembro em Belo Horizonte (MG) e a disputa reúne mais de 800 competidores em 80 ocupações profissionais.

O Senai Tocantins estará presente no evento com 19 competidores e participam da comitiva também um aluno do Serviço Social do Comércio (Senac) e dois alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFTO).

“A Olimpíada é uma grande vitrine da educação profissional. Nela, o Senai tem a oportunidade de mostrar todas as suas áreas de atuação e também o perfil do aluno que nós formamos em nossas escolas.”, afirmou a gerente de Educação Profissional do Senai Tocantins, Dini Ribeiro.

O Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) em Araguaína, 14 competidores treinam oito horas por dia desenvolvendo as competências e habilidades necessárias para a realização das provas. Em Palmas, três competidores treinam na Escola da Construção Civil. Já em Gurupi, outros dois participantes se preparam no Centro Integrado de Atividades do Trabalhador (CIAT).

“Estamos conhecendo os participantes da competição no intuito de saber qual o processo de treinamento deles e levantar possíveis dificuldades para fazer orientações e intervenções de uma forma bem pontual”, disse a psicóloga Elizabeth Felix, que tem acompanhado os competidores durante a preparação.

De acordo com o competidor da ocupação Construção em Dry wall e Gesso, Henrique Junior Bila de Araguaína, os métodos usados pelo professor avaliador tem trazido conhecimento que antes ele não tinha. “Meu professor é exigente, acompanha cada passo que dou na execução dos projetos, estamos treinando muito para representar o nosso Estado na nacional” ressaltou o aluno.

Olimpíada do Conhecimento

Os vencedores da Olimpíada do Conhecimento elevem seus Estados ao pódio e ao topo do ranking brasileiro de formação profissional e tecnológica. Além de medalhas de ouro, prata e bronze, os primeiros colocados ganham certificado de excelência, e devem representar o Brasil no WorldSkills Competition, competição internacional de Educação Profissional. (Ascom Fieto)