Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Flávia Quirino

Foto: Flávia Quirino

Faltam menos de 10 dias para o início da votação do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. A consulta ao povo brasileiro acontece na Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro, e fará uma pergunta única: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político?”

Com o objetivo de organizar os próximos passos da campanha no Estado e orientar sobre o processo de votação, o Comitê Estadual realiza neste sábado, 23, a 3ª Plenária Estadual do Plebiscito Constituinte, no auditório do Hotel Estrela, em Palmas.

A programação inicia a partir das 8 horas com informações sobre o andamento da campanha a nível nacional e estadual e seguirá no decorrer do dia com um planejamento de ação para a votação na Semana da Pátria.

No Tocantins, desde janeiro deste ano o Comitê Estadual se organiza para que além de alcançar uma quantidade expressiva de votos, a população discuta sobre os rumos da política brasileira.

“Foram meses de atividades intensas discutindo sobre o sistema político brasileiro em comunidades indígenas, quilombolas, acampamentos, assentamentos, escolas, universidades, sindicatos e agora nesta reta final da campanha nosso desejo é que as pessoas possam dizer SIM a uma reforma ampla em nosso sistema político brasileiro para que possamos pressionar o Congresso Nacional a convocar um Plebiscito oficial”, ressalta o Comitê Estadual da Campanha no Tocantins

Campanha

São 350 organizações que constroem o Plebiscito Constituinte nacionalmente e já existem mais de 1000 comitês populares espalhados em todo País com a meta de alcançar 10 milhões de votos. O movimento é estratégico para pressionar o Congresso Nacional sobre as mudanças e demandas necessárias para a construção de um País com mais democracia participativa e representativa.

O que é um Plebiscito Popular?

Um Plebiscito é uma consulta na qual o povo brasileiro vota para aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, os Movimentos Sociais brasileiros começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos, como, por exemplo, o Plebiscito sobre a ALCA – Área de Livre Comércio das Américas no Brasil, realizado em 2002 e que obteve mais de R$ 10 milhões de votos.