Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Miracema do Tocantins por meio da Secretaria Municipal de Saúde alerta aos pais, responsáveis e as adolescentes com idade entre 11 e 13 anos que tem início no próximo dia 1° e segue até o dia 12 de setembro a 2° dose da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV).

Na primeira etapa da vacina a cidade de Miracema superou a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. A coordenadora de Imunização da Semus, Evanildes Gomes, alerta o público alvo.“ É preciso que as nossas meninas procurem os postos de saúde e tomem a segunda dose desta vacina. A imunização contra o HPV é uma grande conquista do Sistema Único de Saúde”.

Evanildes lembrou ainda que as adolescentes que não se imunizaram na primeira etapa podem procurar uma unidade mais próxima de casa pois a vacina está disponível e o município plenamente abastecido.

Números

A Campanha de vacinação contra o câncer de colo de útero tem a meta de imunizar 43,6 mil adolescentes tocantinenses. 91 mil doses da vacina foram distribuídas no Estado. Até o final de 2014 o Brasil espera vacinar 4,2 milhões de meninas.

Saiba mais

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), sem considerar o câncer de pele não-melanoma, o de colo do útero é o mais incidente na Região Norte (24 por 100 mil mulheres). No Centro-Oeste (28 por 100 mil) e no Nordeste (18 por 100 mil), ocupa a segunda posição. No Sudeste (15 por 100 mil), o terceiro lugar, e no Sul (14 por 100 mil), o quarto.  (Ascom Miracema)