Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Antônio Gonçalves

Recuperação, revitalização e construção de novas estradas são algumas das ações do Programa “Melhor Caminho” da Prefeitura de Palmas e que estão em andamento na zona rural da Capital. As máquinas estão neste momento no Projeto Assentamento Sítio, próximo a Buritirana, onde recuperam cerca de 450 km de estradas vicinais. Todos os trabalhos da força-tarefa são acompanhados de perto pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), coordenadora da ação.

“Estamos recuperando todas as estradas rurais do município. São mais de quatro mil quilômetros de estradas, ou seja, dá para ir de Palmas a Araguaína 10 vezes. É uma determinação do prefeito Carlos Amastha, que todas essas vias sejam revitalizadas dando mais dignidade à comunidade rural de Palmas hoje com mais de 5 mil famílias”, explica Roberto Sahium, secretário da Seder.

De acordo com o gestor várias estradas ficam intrafegáveis no período das chuvas dificultando o escoamento da produção, o trânsito dos ônibus escolares e até mesmo o acesso de socorristas, em casos de emergência. “As estradas sempre foram uma demanda apontada em todas as nossas reuniões com os presidentes e com a comunidade. Agora pedimos que os produtores deem continuidade e até aumentem sua produção pois a estrada está pronta para o escoamento das mesmas”, aponta Roberto Sahium.

O comboio de máquinas do programa “Melhor Caminho” presente no Assentamento Sítio conta com oito motoniveladoras (Patrol), cinco caminhões basculantes, três retroescavadeiras, cinco pás carregadeiras, um rolo compactador, caminhão comboio (abastecimento), uma van (transporte) e uma camioneta de manutenção com mecânico.

Um tapete

A comunidade local afirma que há mais de doze anos as estradas da região não recebiam revitalização. “Andar por aqui era uma aventura, ou melhor, uma anarquia, principalmente na época das chuvas. Agora não, está um tapete”, comemora Adailton da Silva Gonçalves que todos os dias trafega nas vias levando sua mãe dona Evercina para Buritirana.

Já dona Evercina conta que mora na região há 54 anos e já viu muitas promessas de melhorias para os moradores locais. “Mas desta vez não estamos vendo promessas estamos vendo as máquinas e a estrada toda sendo cascalhada, todo mundo está feliz e satisfeito”, disse a produtora.

Reflexos positivos

Logo adiante, ainda no curso da estrada, a equipe chegou à casa da produtora rural Marinilda Costa dos Santos que recebeu a todos com sorrisos e foi logo mostrando a granjinha que montou com auxilio da Seder e do Banco do Povo.

Dona Marinilda conta que ela e o marido construíram a estrutura e vão usar o dinheiro para comprar ração. “Graças a Deus está tudo dando certo para nós. A estrada está aí para levarmos nossos frangos para vender na cidade”, afirmou.

A produtora mostrou também uma grande área de sua chácara sendo preparada para o plantio de soja e explicou que se trata de uma parceria feita com um grande fazendeiro da região. “Ele vai adubar e preparar a nossa terra, plantar e nós plantaremos o milho consorciado, então ele fica com a soja e nós com o milho e a terra preparada” contou Marinilda.

Para o secretário da Seder, o casal está correto em buscar parcerias e é um exemplo a ser seguido pelos demais da região. “Esta região é um pólo produtor de mandioca, com forte vocação para pequenos animais, e está localizada ao lado de grandes produtores de soja. A parceria é sem dúvida uma ótima alternativa de economia e de aumento da produtividade de cada chácara”, frisou Sahium.

O Secretário visitou o trecho em recuperação acompanhado do presidente da Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), Marcino Pereira Lima, e do engenheiro Luiz Marques Couto, responsável pelo programa.

Para Marcino Pereira Lima, a ação trará reflexos positivos na produção e na presença destes produtos nas feiras e mercados de Palmas. “A Federação é parceira da Seder e possui diversas ações no sentido de fomentar a produção e a organização dos produtores na comercialização. Uma delas são as rodadas de negócios com apoio do Sebrae”, explica o presidente da Faerto acrescentando que com as estradas em boas condições ficará mais fácil para o pequeno produtor levar suas verduras, grãos e pequenos animais para vender diretamente aos consumidores.