Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ascom Detran Simulação de acidente de trânsito em Paraíso do Tocantins Simulação de acidente de trânsito em Paraíso do Tocantins
  • Ação educativa
  • Palestra em Itacajá Tocantins

Os trabalhos do Detran-TO em prol da Semana Nacional de Trânsito acontecem não apenas na capital, mas também no interior do Estado através das Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito).  Na manhã desta quinta-feira, 25, alunos da Escola Vale do Sol, em Palmas, receberam mais uma ação de conscientização do Detran-TO, em parceria com a ONG “A Barraca - Projeto Cultura de Paz”. Materiais educativos e encenações aconteceram nas faixas de pedestres que ficam em frente à escola.

Na cidade de Paraíso do Tocantins, a 63 km da capital, uma simulação de acidente de trânsito com múltiplas vítimas despertou a curiosidade dos cidadãos que passavam pelo centro da cidade. A ação foi realizada pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em parceria com a Ciretran de Paraíso, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Em Itacajá, a 295 km de Palmas, palestras educativas estão sendo realizadas para estudantes do ensino médio como complemento das ações do Programa “Detran-TO Educando para a Vida”. Durante os eventos materiais educativos são distribuídos e diversos temas voltados para a educação e segurança no trânsito estão sendo debatidos com os jovens.

Semana Nacional de Trânsito

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou o tema da Semana Nacional de Trânsito do ano de 2014: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, a Semana Nacional é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. (Ascom Detran)