Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Valério Zelaya

O Ano Agrícola 2014/15 foi definido nesta segunda, 06, em reunião realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), em que participaram todo o corpo técnico da Seder e presidentes das associações de produtores dos assentamentos rurais, foram discutidas as várias ações e serem desenvolvidas e metas a serem cumpridas.

Ao todo existem em Palmas 32 associações de pequenos agricultores assentados, totalizando 600 famílias. Entre as atividades desenvolvidas estão a produção para subsistência, como na produção de mandioca hortaliças, e a criação de pequenos animais.

A reunião realizada nesta segunda definiu as prioridades dentro do calendário agrícola 2014/15 do Município  e apontar alternativas para o setor. Na oportunidade, o secretário da Agricultura, Roberto Sahium, apresentou os projetos e a forma com que os agricultores devem planejar suas atividades para que possam produzir, além da subsistência, com garantia de venda do excedente da produção de acordo com a demanda de mercado.

Ao final da reunião, a patrulha mecanizada foi apresentada, na qual foi colocada à disposição dos assentados três tratores e implementos que vão atender as necessidades dos agricultores. Também foi definida entre a equipe técnica em comum acordo entre os agricultores a logística de atendimento por localidade.

Para o secretário Roberto Sahium todos os esforços estão sendo feitos para que os agricultores sejam bem atendidos e que não falte produção. ”O mercado está aberto à espera dos alimentos produzidos aqui mesmo. E a nossa assistência técnica esta aqui para acompanhar a todos”, disse o secretário.

Além da assistência com acompanhamento e orientação técnica, os produtores estão sendo subsidiados com a análise de solo. Eles também vão receber a doação de calcário e sementes. (Secom Palmas)