Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Irene Alves

O show do artista regional Toninho Borges, voz e violão, e uma apresentação de stand up comedy deram início à festa de premiação dos alunos vencedores da 1ª edição da Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia (Fecit – 2014). O evento foi realizado na noite da última sexta-feira, 10, no auditório do Cuica, UFT. Além dos alunos que participaram da mostra científica, marcaram presença professores, gestores escolares e representantes de universidades parceiras. O evento foi realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio das secretarias da Educação e Desenvolvimento Econômico e Emprego. 

Os trabalhos científicos selecionados garantiram prêmios e certificado de reconhecimento à escola, aos professores orientadores e aos alunos. Na categoria Ensino Fundamental, foi classificada a ETI Pe. Josimo, com o projeto “Oficina de Foguetes de Garrafa Pet”. O professor orientador Olivelton de Souza ganhou um notebook e uma bolsa de estudos de curso de pós- graduação. Já os alunos José Henrique Lima de Sousa, Mykael Schumacher Silva Barros e Silvio Emanuel Lima receberam, cada um, um tablet. 

A Escola Municipal Beatriz Rodrigues conquistou o 2º e o 3º lugar, nesta mesma categoria Ensino Fundamental. A escola medalhista, que foi destaque também em outras categorias, venceu com os projetos “Purificador de água a vapor” e “Cebola poderosa”. Os alunos premiados receberam tablets e medalhas. Ainda durante o evento, foram premiados também projetos nas seguintes categorias: Acadêmica, EJA individual, EJA em equipe e Destaques Especiais. Todos os nomes dos alunos e projetos vencedores podem ser consultados no site http://ulbra-to.br/fecit/.

A coordenadora da Feira, a professora Monique Wermuth, agradeceu a todos os professores e gestores escolares que incentivaram a participação dos alunos, as universidades parceiras, ao poder público municipal e às empresas que prontamente contribuíram com a premiação do evento. “Fizemos um trabalho em conjunto e, por isso, tivemos êxito. Essa foi apenas a primeira edição de muitas outras que virão”, disse, já anunciando a realização da Fecit 2015. 

Novos projetos

Com a realização da 1ª edição da FECIT-2014, outros projetos já foram elaborados e anunciados para o próximo ano. Um deles é o Berço de Talentos, que visa fomentar a pesquisa desde os primeiros anos de vida. O projeto terá como público-alvo crianças de zero a seis anos e já terá sua primeira edição em 2015.

 Para os jovens e adultos, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cleide Brandão, anunciou, também para o próximo ano, a criação da Fundação de Ciência e Tecnologia. “O prefeito Amastha abraçou esta ideia por entender a importância do fomento à pesquisa, por isso o projeto da Fundação já está em fase de elaboração e em breve será submetido à apreciação da Câmara Municipal”, explicou a secretária. (Secom Palmas)