Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Melhorar o fluxo do trânsito na Capital, principalmente nos horários de pico. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT), que começou a implantar um novo modelo de sinalização nas rotatórias, que agora passam a contar com três faixas. O modelo existente é o de duas faixas na entrada das rotatórias.

As primeiras rotatórias a receberem a nova sinalização são as da região Norte de Palmas, nas avenidas que recentemente passaram por recapeamento, a exemplo a NS-01 com a LO-10 e LO-12. A diretriz da secretaria é que a partir de agora nas avenidas, que forem receber sinalização horizontal e que na entrada da rotatória tenha espaço com segurança para três veículos, sejam implantadas as três faixas.

No novo modelo de sinalização, a faixa da direita é demarcada com faixa contínua, o que já também é comum nas demais rotatórias de Palmas. O secretário, Christian Zini, alerta aos condutores para o perigo de fazer ultrapassagem estando na faixa contínua. “O que temos observado é que muitos condutores não estão respeitando a sinalização, além de cometerem uma infração estão atrapalhando o trânsito e provocando acidentes”.

Quem desrespeita a sinalização da faixa contínua infringe o artigo 185, inciso segundo do CTB – Código de Trânsito Brasileiro. O motorista que for autuado cometendo essa infração de natureza média, além de levar multa no valor de R$ 85,13 (oitenta e cinco reais e treze centavos), recebe quatro pontos na Carteira de Habilitação.

Para Joseísa Furtado, diretora de Planejamento e Projetos, o motorista deve planejar sua entrada na rotatória, para assim facilitar a fluidez do trânsito e evitar acidentes. “A faixa da direita deve ser utilizada apenas para quem tem a intenção de pegar a primeira entrada à direita, já quem pretende contornar a rotatória toda ou entrar na terceira entrada a direita deve optar pela faixa da esquerda. E pra quem vai pegar a segunda a direita deve seguir pela faixa central”, é o que recomenda a diretora. (Secom Palmas)