Educação

Foto: Divulgação

Protestos, eleições, escândalos no Congresso Nacional. A política brasileira tem sido tópico de debates por todo o País e pode ser cobrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para esclarecer os pontos mais importantes desse assunto, o quadro Pode Cair no Enem traz entrevista com o professor de História do site Aulalivre.net, André Lopes. ''Como 2014 é um ano de votação, acredito que este assunto, ao lado do desenvolvimento da República, terá grandes chances de cair na prova'', opina

É importante lembrar que o desenvolvimento da República do Brasil é marcado pela divisão em três momentos históricos:
- A República Velha teve início em 1889 com a Proclamação da República, após a derrubada do governo monárquico por um golpe militar, liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca.
- A segunda fase, chamada República Nova, ocorre a partir da Revolução de 1930 quando Getúlio Vargas assume o governo provisório, após um movimento de luta armada exigir a saída do presidente Washington Luís.
- A terceira fase acontece com o Golpe Militar de 1964 e dá início à Nova República. 

Outra dica é prestar atenção na transformação do voto nas Constituições. ''Alguma questão pode pedir os principais pontos da Constituição de cada período histórico. Um ponto interessante sobre a Carta Magna de 1988 é o estabelecimento do voto direto, secreto, do mandato de quatro anos para presidente e o reconhecimento do voto dos analfabetos'', comenta o professor. (EBC)

Por: Redação

Tags: Agência Brasil, ENEM