Turismo & Lazer

Foto: Montagem Conexão Tocantins

O mais novo Estado do Brasil, o Tocantins, tem diversos pontos turísticos que embelezam a vida daqueles que gostam de observar a natureza, ouvir o canto dos pássaros, tomar banho de cachoeira e praticar manobras esportivas. As regiões em destaque no Estado são o Jalapão, Bico do Papagaio, Ilha do Bananal, Serra do Lajeado, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios.

O Jalapão (composto por Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins) fica a leste do Estado e é um atrativo com pouca vegetação, paisagens exóticas, tendo uma mistura de cerrado, savana e deserto. As estradas de terra e paisagem natural são boas pedidas para os ralis que acontecem todos os anos na região.

No Jalapão é possível visualizar as cachoeiras cristalinas, chapadões, dunas e piscinas naturais de cor esverdeadas. A melhor época para visitação é entre abril e setembro, quando é a estação seca.

O Bico do Papagaio, composto por 25 municípios situados no extremo norte do Estado, também é um dos atrativos do Tocantins. Área de transição entre o cerrado e a floresta amazônica, o Bico é destaque pelas praias que recebem turistas durante toda a temporada de verão.

A Ilha do Bananal também contempla o santuário verde do Estado, sendo a maior ilha fluvial do mundo com seus 20 mil km². A Ilha do Bananal fica parte do ano submersa (coberta de água) e no tempo seco ressurge mostrando sua biodiversidade. Um dos atrativos é a pesca esportiva, podendo fisgar piraras, pirarucus, surubins e caranhas, entre outros.

Não menos importante, no Cantão (região que compõe Araguacema, Caseara e Pium), estão presentes o encontro de três ecossistemas: floresta amazônica, pantanal e cerrado, formando um lugar sem igual em termos de biodiversidade. Ainda é contemplado com três grandes rios e mais de 800 lagoas.

O Cantão é boa pedida para observação dos pássaros, ter tranquilidade com a pesca esportiva, se aventurar nas trilhas aquáticas e terrestres, e ainda, presenciar animais e plantas de espécies raras.

 A serra do Lajeado (composta por Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Lajeado, Monte do Carmo, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional) oferece opções de praias, lazer náutico, banho de cachoeiras, rapel de trilhas, entre outros.

Mais um atrativo turístico do Tocantins é a região das Serras Gerais (região que contempla Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga). Nas Serras Gerias são encontrados montanhas esculpidas pela ação das águas e dos ventos, grutas, cavernas, cachoeiras e rios e vegetação.

Ainda é salutar lembrar da região do Vale dos Grandes Rios (composto por Araguaína,  Babaçulândia, Filadélfia, Itacajá, Pau D´arco e Wanderlândia). Região entre os rios Araguaia e Tocantins é composta por praias do rio Tocantins e do Monumento das Árvores Fossilizadas, um raro patrimônio científico mundial. Ótima pedida em ecoturismo nas corredeiras e praias de rio. (Com informações adicionais da Agência de Desenvolvimento Turístico)