Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Os delegados de Polícia do Tocantins vão realizar até o final do ano, eleição direta para a escolha do futuro chefe de Polícia Civil do Estado. O assunto foi pauta na assembleia que o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Tocantins (Sindepol-To) realizou na última sexta-feira, 24. Delegados filiados e convidados discutiram assuntos previstos na pauta, entre eles os critérios de votação para a eleição do Chefe de Polícia.

Ao realizar eleição direta para escolher o futuro chefe de Polícia, ou pelo menos indicar três nomes ao governador eleito, Marcelo Miranda, o Sindepol-To estará seguindo uma orientação da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil (Fendepol),

“A eleição do chefe de polícia entre muitos objetivos o principal é o fortalecimento da classe bem como a preocupação com uma administração pública transparente e voltada para o crescimento da polícia civil. Os critérios foram indicados pela federação onde a comissão eleitoral deverá estabelecer o cronograma a ser seguido em breve. Estamos buscando mecanismo de forma que a eleição ocorra por meio eletrônico garantindo a participação de todos os delegados do Tocantins”, disse a presidente do Sindepol-To, a delegada Cintia Paula de Lima.

O presidente da Fendepol, José Paulo Pires, tem percorrido todo o Brasil para defender mudanças estruturais nas Polícias Civis. Uma das sugestões é a eleição para a Chefia de Polícia Civil de todo o País: “Estamos criando um fato político para em seguida apresentar um projeto de lei no Congresso Nacional para que a escolha do diretor-geral de Polícia ou do chefe das Polícias Civis seja feita pelos delegados. Ao final da votação, cada entidade local apresentará ao governador de seu Estado uma lista tríplice, com projeto de gestão de cada um dos três postulantes ao cargo, para que o governador faça a escolha final”, explicou José Paulo Pires.

Ainda na assembleia, os delegados Tocantinenses nomearam duas delegadas para compor a Diretoria da Mulher, Dra. Antônia de Araguaína e Dra. Maria Neta de Palmas; os delegados, Dr. Ibanez de Dianópolis e Dr. Guilherme Rocha de Gurupi para liderar o Departamento de Prerrogativas, além da delegada aposentada Dra. Lindinalva Silva Aquino para a Diretoria dos Inativos. Também foi definido a escolha de nomes de alguns delegados para concorrer ao conselho superior de Polícia Civil. Os delegados fizeram ainda doação de leite em pó para às crianças em tratamento de câncer, no qual o Sindepol fará a entrega em breve. (Ascom Sindepol)