Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 29, é o dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece à população serviços de prevenção e combate ao AVC e hipertensão.

A Semus alerta sobre os principais fatores de risco do AVC, como a hipertensão arterial, doença cardíaca, obesidade, sedentarismo, diabetes, colesterol elevado, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Entre os serviços, a Semus disponibiliza atendimento especializado através do ambulatório de cardiologia, que conta com três cardiologistas que atendem na Policlínica da 303 Norte, Complexo de Atenção a Saúde (CAS), em Taquaralto, e o Centro de Consultas Especializada de Palmas (Cecep) na 504 Sul, sendo um cardiologista para cada local.

Após o paciente ser diagnosticado pelo clínico geral que atende nas Unidades de Saúde da Família (USF), o mesmo faz a solicitação do encaminhamento para o atendimento especializado. As consultas são agendadas através do Centro de Regulação.

Grupos

Além dos serviços especializados as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas realizam um trabalho com grupos de hipertensos e diabéticos, que recebem o acompanhamento e controle da diabetes, da pressão arterial,  medicamentos e orientações alimentares e atividades físicas. Esses cuidados também são voltados para a prevenção aos pacientes contra o AVC.

As USFs intensificam ainda as ações referentes à alimentação saudável, realizando o controle da dispensação da vitamina A, da suplementação de ferro, através da prescrição de um profissional da Saúde.

AVC

O AVC, mais conhecido como derrame, apresenta como principais sintomas fraqueza ou formigamento na face e membros, especialmente em um lado do corpo, dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, tontura, confusão e alterações visuais e psicomotoras. (Secom Palmas)