Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Durante essa semana, a Secretaria Municipal da Mulher e da Saúde estiveram engajadas em prol do “Outubro Rosa”. O governo Municipal desenvolveu diversas ações por meio das Secretarias, o cronograma incluiu palestras em escolas e entrega de material da Campanha Mundial de Prevenção ao câncer de mama. 

A ação faz parte da programação do “Outubro Rosa 2014”, campanha lançada na última segunda-feira (27) pelas respectivas Secretarias. A campanha convocou e incentivou mulheres a estarem fazendo o autoexame e a mamografia. Questões cotidianas foram destacadas para as mulheres e homens, com foco na conscientização a não deixarem o exame para depois. As ações se estenderam pelos Colégios Dom Orione, José Carneiro de Brito, Giuliano Moretti e Pio XII, tendo como estimativa diferencial mostrar à mulher contemporânea um futuro saudável e promissor.

Enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde expuseram ao longo desses dias orientações dedicadas a saúde da mulher e a prevenção ao câncer de mama. Denominado “Outubro Rosa”, a ação busca fazer com que as mulheres se previnam contra o câncer de mama e do colo do útero, os dois tipos mais comuns e que milhares de mulheres por ano são diagnosticadas. 

Durante as palestras, a senhora Maria Helena foi convidada a dar seu depoimento, a mesma enfrentou momentos difíceis em sua vida quando teve câncer de mama. “Sempre fazia o autoexame, pois como trabalhava na área e sabia os danos provocados por ele, sentia a necessidade de me precaver dessa doença. Mas quando detectei um nódulo em meio seio, simplesmente ignorei, pensava que não era câncer. Com o passar dos meses percebi que era um câncer de mama, me sentir arrasada e com muito medo. Fiz o tratamento com a de ajuda de familiares e amigos e, graças a Deus deu tudo certo. Hoje digo às mulheres para se prevenirem fazendo o autoexame, a mamografia e a ultrassonografia, pois somente com estes procedimentos poderão descobrir com antecedência a doença e, em caso de diagnóstico positivo, fazer o tratamento de imediato e conseguir a cura”, declarou. 

Nessa quinta-feira (30) a ação de encerramento aconteceu na Praça Darcy Marinho, onde as Secretarias promoveram panfletagem e adesivagem em veículos que passaram pelo local, frisando a importância do diagnostico precoce ao câncer de mama, pois este é essencial para que o tratamento seja concluído com sucesso e que a chance de cura aumente. Por isso a mulher deve sempre se prevenir contra a doença. 

Alunos do Centro Educacional Ana Neri, também estiveram juntos na campanha. De acordo com a aluna, Cleusivan Barros, através de sua professora de estágio Iarlene Dourado, a mesma garante que o CEAN estará sempre à disposição para estas ações. Uma vez que a Prefeitura de Tocantinópolis promove em parceria com CEAN a oferta de cursos técnicos em enfermagem à população do município. 

De acordo com Secretaria da Mulher, Clemilda Borges, o objetivo das ações do “Outubro Rosa” é esclarecer as mulheres sobre a importância da realização dos exames preventivos do câncer de mama. “É de extrema importância que a mulher faça os exames rotineiros anualmente, que ela conheça o histórico genético de sua família, assim como seu próprio corpo. Elas precisam procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua casa para compartilhar o máximo de informações com o médico”, frisou a secretária. 

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres – são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil para 2014. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura. 

As expectativas da Secretaria Municipal de Mulher e Saúde foram alcançadas, já que centenas de mulheres participaram de ações de prevenção à saúde feminina ao longo da semana em diversos locais da cidade, a fim de minimizar problemas futuros. A equipe agradece a participação das enfermeiras Leide, Aline Martins, Marisa Fontinelle, Maria Vandecy Soares e Ticyana Barros, aos diretores e professores das escolas, aos técnicos e agentes de saúde e enfermagem que participaram na organização e realização de mais esta ação em prol da saúde da mulher no município de Tocantinópolis. (Ascom Tocantinópolis)