Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Com expectativa de crescimento de 5% na produção de leite para este ano, o Tocantins tem se mostrado um Estado promissor no cenário nacional. Os dados revelam que de 2012 para 2013 já houve crescimento, sendo que em 2012 foram produzidos mais de 269 milhões de litros de leite e em 2013 os números chegaram à casa de 280 milhões.

De acordo com diretor de fomento à agropecuária da Secretaria do Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), José Américo Vasconcelos, o governo do Tocantins tem trabalhado diretamente para fortalecer a produção de leite no Estado. “Nós trabalhamos com três vertentes: uma foi à capacitação de produtores e técnicos; outra foi o programa de inseminação artificial, que beneficiou os pequenos produtores; e a terceira vertente foi a aquisição de 45 tanques de leite, que serão distribuídos em associações”, apontou.

Ainda de acordo com o diretor de fomento, o Estado está em 19º lugar no ranking nacional da produção de leite e o mercado local tem mostrado grande potencial para crescimento.  “O que observamos é que o mercado está em franca expansão no Estado. Além do que é produzido e consumido aqui, o nosso produto também já está chegando ao mercado de outros Estados”, apontou.

Inspeção e fiscalização

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) é responsável por inspecionar e fiscalizar o leite e seus derivados com a finalidade de permitir que somente os melhores produtos lácteos cheguem à mesa do tocantinense, promovendo assim a saúde do consumidor.

A diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Leila Pessoa, conta como se dá a inspeção nos laticínios do Estado. “Com o aumento da produção leiteira, nós intensificamos a ações de fiscalização nos laticínios. Essa fiscalização acontece de forma periódica, aonde os nossos fiscais vão pelo menos uma vez ao mês para fazer o monitoramento desse leite, checando assim todos os parâmetros para que seja liberado para a produção”, explica. (ATN)