Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Para cumprir a determinação da Resolução nº 483 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT) esclarece que os sinais nos cruzamento da Avenida Teotônio Segurado com as LO's não ficarão mais operando em amarelo intermitente das 0 às 5 horas, como costumavam ficar.

O secretário, Christian Zini, pede aos motoristas mais prudência e respeito à sinalização ao passar pelos cruzamentos nesses horários, uma vez que os semáforos e os radares funcionarão normalmente. "Estamos cumprindo uma determinação do órgão nacional. Não haverá perigo se o motorista planejar bem sua rota e desacelerar quando vir o sinal vermelho, evitando que fique parado no sinal. É importante lembrar que a sincronização dos semáforos na Teotônio Segurado, conhecida como "onda verde", funciona desde que o condutor permaneça a uma velocidade média de 65km", acrescentou o secretário.

A Resolução nº 483 determina que em vias com velocidade regulamentada acima de 60 km/h não deve se utilizar a sinalização semafórica operando em amarelo intermitente em nenhum horário. 

A justificativa do Contran é que o risco de acidentes é maior quando em vias com velocidade acima de 60 km/h, que são o caso das LO's e Teotônio Segurado, o semáforo funciona intermitentemente, mesmo em horários com menor fluxo. Na Teotônio Segurado a velocidade máxima permitida é de 70 km/h e nas LO's de 60 km/h. (Secom Palmas)