Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O município de Xambioá, no norte do Estado do Tocantins, festejou 56 anos de emancipação política nos dias 13 e 14 de novembro. A festa foi organizada pela Prefeitura de Xambioá, que preparou um leque de atividades para unir a comunidade em prol da celebração do aniversário do município, oficialmente instituído no dia 14 de novembro.

Com uma população estimada em aproximadamente 12 mil habitantes, Xambioá nasceu em meio à descoberta de jazida de cristal de rocha quartzo na chapada do Chiqueirão, na década de 1950, quando se instalaram ali dezenas de garimpeiros esperançosos com a produção do minério.  Atualmente, o município concentra sua economia na produção de calcário, agricultura, pecuária e piscicultura. A cidade é banhada pelo Rio Araguaia.  

Festividades

A Prefeitura de Xambioá promoveu shows, momentos ecumênicos e ações interativas, que incluiu atividades de cidadania e saúde. Além disso, a oferta de almoço à comunidade no Mercado Municipal contribuiu para maior interação da população nas celebrações de aniversário da cidade. As atrações Banda Kuarto de Empregada e Balagandaya fizeram o agito dos xambioaenses nas duas noites de festa.

Comemoração

Para de Karen de Assis (18), as festividades em comemoração ao aniversário de Xambioá foram bastante proveitosas. “Toda a programação está excelente, com bons shows e atividades. A prefeitura está de parabéns”, elogiou a estudante. O município celebra ainda importantes obras de infraestrutura e ações sociais, desenvolvidas na gestão da prefeita Silvinha Machado (PSDB), ocorrida nos últimos anos.

Emancipação

No dia 14 de novembro de 1958, foi criado o município de Xambioá, nome sugerido pelo primeiro prefeito Sebastião Gomes da Silva, que tomou posse na instalação da cidade, em 1° de janeiro de 1958. Naquele mesmo ano, o gestor municipal anunciou a retirada do monchão do Sarampo, considerado à época o maior bloco de cristal do mundo, pesando 286 quilogramas. O termo Xambioá é da língua Carajá e significa “pássaro veloz”. (ATM)