Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

No dia de conscientização e prevenção das úlceras por pressão, 20 de novembro, o Hospital Geral de Palmas (HGP) destaca a atuação da "Comissão de Curativos", que vem desempenhando um papel de capacitação da equipe de enfermagem voltada para métodos de prevenção e tratamento dessas feridas.

Segundo a enfermeira da Comissão de Curativos, Morgana Miridan Faria, o objetivo dessa comissão é atualizar e orientar a equipe de enfermagem quanto aos cuidados preventivos. “Assessoramos também na escolha de dispositivos para o cuidado com as lesões, além de promover a qualidade de vida do paciente e reduzir o período de internação”, explica.

Outra atuação da Comissão de Curativos consiste em orientar equipe e acompanhantes de pacientes acamados por longos períodos, da necessidade de movimentação que consiste na mudança de posição de pessoas com pouca mobilidade, para prevenir o aparecimento das úlceras devido à pressão sob a pele decorrente muitas vezes da pressão óssea. Dentre as informações repassadas, estão relacionadas ao equilíbrio da alimentação, hidratação da pele e uso de colchão adequado para ajudar a evitar o problema.

Ulcera por pressão

A úlcera por pressão é mais conhecida como escara. São lesões de pele causadas pela interrupção sanguínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado ao paciente restrito ao leito. (Ascom Sesau)