Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A tarde desta sexta-feira, 21/11, foi marcada no Tribunal de Justiça com a solenidade de homenagens a todos os juízes integrantes do Poder Judiciário do Tocantins e também com a entrega do Salão do Tribunal Pleno que recebeu nova infraestrutura, mas preservou sua arquitetura original. Participaram do evento autoridades, entre elas o vice-governador Tom Lyra, desembargadores e juízes.

A presidente Ângela Prudente outorgou aos 122 juízes em atividade e aos aposentados a Medalha Jubileu de Prata, pelo comprometimento dos magistrados com o desenvolvimento do Judiciário tocantinense nesses 25 anos. "Essa Medalha é de reconhecimento. Uma justa homenagem aos desembargadores e juízes de direito que construíram e continuam a construir a história desse Poder, que diuturnamente trabalharam e trabalham  pela consolidação da Justiça tocantinense, marcada por lutas e conquistas em prol da nossa sociedade", declarou a desembargadora. 

Um a um os juízes presentes foram chamados para receber a homenagem. "É uma grande recompensa passa uma história na cabeça da gente, muita coisa que a gente teve que superar para construir a Justiça desse Estado. O tribunal está crescendo nós vimos cada tijolo sendo colocado aqui, é realmente muito emocionante", afirmou a juíza Edilene Pereira de Amorim, da Comarca de Gurupi.

Para a diretora do Foro de Arguatins, juíza Nely, "é uma história construída pouco a pouco com o sacrifício de todos, com um único objetivo de prestar um jurisdição célere e eficaz e atender a expectativa da comunidade. É uma honra receber essa medalha".

O presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), Roniclay Alves de Morais, agradeceu a homenagem em nome da classe. "É com muita alegria que vejo aqui tantos colegas, são 25 anos de história em que conquistamos muito, temos que nos orgulhar e tenho certeza que esse Tribunal honra a todos nós magistrados. Saímos da máquina de escrever e hoje temos o processo digital. Agradecemos infinitamente pelo que a desembargadora Ângela vem fazendo pela magistratura", disse. 

Ao fim da entrega de medalhas a presidente do TJTO também foi homenageada com a honraria alusiva aos 25 anos do Poder Judiciário do Tocantins.

O vice-governador Tom Lyra no uso da palavra parabenizou os magistrados pelos 25 anos do Poder Judiciário.  "São homens e mulheres que se uniram para construir uma justiça forte e célere, em prol da nossa sociedade", disse.

O desembargador aposentado João Alves também se manifestou relembrando sua história do Judiciário do Tocantins. "Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de presidir o primeiro concurso para juízes, recebendo muitos de vocês que hoje engrandecem o nosso Judiciário. Além disso, eu me sinto muito feliz e satisfeito de ver a desembargadora Ângela, primeira juíza, do primeiro concurso dirigindo nosso tribunal", declarou.  

Composição Mesa de Honra

A mesa de honra foi composta pelo vice-governador do Tocantins, Tom Lyra, o desembargador José de Moura Filho; o desembargador Ronaldo Eurípedes; o desembargador Eurípedes Lamounier; desembargadora Maysa Vendramini Rosal; o desembargador  aposentado  João Alves da Costa;  o promotor de justiça, José Kasuo Otsuka, neste ato representando a  procurador-geral de justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, no exercício da presidência, Conselheiro Manoel Pires; o presidente da Asmeto,  juiz Roniclay Alves de Morais; as juízas convocadas, Adelina Maria Gurak e Célia Regina Regis.

Descerramentos

Na oportunidade, no hall de entrada do Pleno foram descerradas as placas de reinauguração do Salão do Tribunal Pleno e  da Carta de Palmas, que  é  resultado do nonagésimo oitavo Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, realizado em Palmas em março deste ano, contendo as propostas aprovadas pelos presidentes de tribunais. 

Também foi realizado o descerramento da Bocca Della Verittá, obra de arte que  uma releitura da escultura que na idade média, em Roma, representava uma divindade e personificava o juizado de sentenças penais, o “fórum” da época. A obra foi doada por Rodolfo Petrelli, cidadão romano e tocantinense, em homenagem ao Tribunal de Justiça do Tocantins nos seus 25 anos de fundação.

Entrega de veículos

A presidente do Tribunal de Justiça ainda aproveitou a solenidade para entregar simbolicamente os novos veículos adquiridos pelo Poder Judiciário, com o objetivo de atender o Tribunal de Justiça e  comarcas. (Ascom TJ)