Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Neste domingo, dia 23, técnicos e produtores tocantinenses envolvidos com o projeto Eco Seringueira se viajarão para Ituberá – BA, para participar de capacitação no cultivo da árvore, principalmente no que se refere ao consórcio. O curso, que acontece de 23 a 28 de novembro, contará com cerca de 40 pessoas de várias regiões do Tocantins.

O coordenador de Florestas Plantadas da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Antônio Cássio Oliveira, ressaltou que a visita técnica irá oportunizar conhecimento aos pequenos produtores rurais e técnicos do Tocantins numa importante região produtora de látex do País. “Serão visitadas a indústria de beneficiamento de látex e também propriedades rurais com tradição no segmento da seringueira, enfatizando os cultivos de consórcios com outras espécies que possam ser adaptadas com sucesso no nosso Estado”, conclui Oliveira.

A visita técnica está sendo custeada pelo Serviço Brasileiro de Empreendedorismo (Sebrae), em parceria com a Seagro, com o objetivo de incentivar as boas práticas para a utilização e o consórcio da seringueira.

Eco Seringueira                                                           

O projeto Eco Seringueira foi criado em 2011, e visa desenvolver o potencial do Tocantins para o plantio de florestas, através de reuniões e dias de campo, bem como apoio na elaboração de projetos técnicos para as propriedades rurais. Em 2011, a área plantada de seringueira era de 1.840 hectares no Estado, enquanto em 2013, estudos preliminares indicam uma área de 6.825 há. Os números representam um aumento de 270%, em dois anos. (Ascom Seagro)

Programação

Data

Atividade

23/11

Saída de Palmas às 10 horas, Sede do Sebrae/TO

Parada em Nova Rosalândia às 13 horas, Posto no Trevo

24/11

Chegada em Ituberá – Recepção Hotel

25/11

08h00 – Visita a Fábrica de Beneficiamento de Borracha

10h00 – Palestra sobre as Possibilidades de Consórcio com Seringueira

14h00 - Visita em Campo: Áreas de Consórcio (Seringueira x Culturas Anuais) – Visita a propriedade mais próxima, previsão 20 km.

26/11

08h00 – Visita em Campo: Áreas de Consórcio (Seringueira x Culturas Perenes) – visita a propriedade, previsão de distância  100km.

27/11

08h00 – Retorno ao Tocantins

28/11

Chegada ao Estado do Tocantins